Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos deste sábado (22/07)!

Veja os destaques da agenda de eventos deste sábado (22/07)!
A Filarmônica de Minas Gerais apresenta duas obras de Carlos Gomes | Crédito: Bruna Brandão

Concerto da Filarmônica

No sábado (22), às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta os encantos do Barroco Italiano, em três versões inspiradas no Barroco e no Rococó italianos. Malipiero, um dos mais importantes compositores do século XX, de quem serão lembrados os 50 anos de morte, faz uma homenagem a Vivaldi, com a obra “Vivaldiana”. Respighi sorveu muito da tradição de seu país, expressa em suas “Árias e danças antigas: Suíte nº 2”. Até mesmo Stravinsky não resistiu ao charme desse rico período da música italiana e deu nova vida a várias obras em seu balé “Pulcinella”, que será apresentado em sua versão completa pela primeira vez pela Filarmônica de Minas Gerais, com a participação de solistas convidados: a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Daniel Umbelino e o baixo Savio Sperandio. A regência é do maestro convidado Marcos Arakaki. Este é um concerto da série “Fora de Série”, que, em 2023, com o tema “Segundas Opiniões”, explora como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Fernando Gabeira em Itabira

O jornalista Fernando Gabeira junta-se a Afonso Borges para conversar sobre o tema “Meio Ambiente e Desigualdade Social” no “Sempre Um Papo – Itabira”. O evento vai acontecer no sábado (22), às 20h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A entrada é franca. Fernando Gabeira é jornalista e escritor brasileiro. Foi um dos primeiros convidados do “Sempre Um Papo”, há 37 anos. Ao longo de sua trajetória política, Gabeira se destacou por sua atuação em defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da liberdade individual. Além de sua carreira política, Gabeira é autor de vários livros, nos quais aborda temas como a política brasileira, o meio ambiente e suas experiências pessoais. Seu livro mais famoso é “O que é isso, companheiro?”, que relata sua participação no sequestro do embaixador Elbrick e foi adaptado para o cinema em um filme de mesmo nome lançado em 1997.

“Órfãs de dinheiro”

A atriz Inês Peixoto estará no palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas no sábado (22), às 20h, com a única apresentação do espetáculo ‘Órfãs de dinheiro”, escrito e encenado por ela mesma e direção é de Eduardo Moreira. Trata-se de um monólogo que conta a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade, decorrentes da impossibilidade de autossustentação. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site Eventim. A classificação é 12 anos. O espetáculo traz um recorte das diversas formas de vulnerabilidade que as mulheres estão suscetíveis no Brasil e no mundo. Dessa forma, Inês apresenta uma mulher vendida para exploração sexual ainda criança; uma refugiada que luta pela própria sobrevivência e de seu bebê; e uma empregada sonhadora. No espaço cênico, apenas uma canoa – presente nas três narrativas – confere à encenação a simbologia de uma travessia que deve ser realizada.

“Galanga Chico Rei”

A Pró-Reitoria de Cultura da UFMG convida o público para a apresentação “Galanga Chico Rei”, com o ator, músico e congadeiro Maurício Tizumba, na segunda-feira (24), às 19 horas, no auditório do Centro Cultural UFMG. O evento integra a programação do 55º Festival de Inverno UFMG, tem entrada gratuita e classificação livre. Maurício Tizumba retoma a sonoridade do congado com composições inéditas de Paulo César Pinheiro, em performance que traça um panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil e se torna herói. Na apresentação, usa-se a congada e o bailado dramático, tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais. Esses rituais são dedicados à Nossa Senhora do Rosário, protetora tradicional dos negros no Brasil, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia. ‘Galanga Chico Rei’ revê a história tradicional do nosso país e da nossa cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. Maurício Tizumba é ator, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de congado.

“Minas canta Marku”

Para encerrar o fim de semana com chave de ouro tem o Hypershow, da Rede Minas, levando o palco para a telinha. O programa exibe as apresentações de Toninho Horta, Pedro Morais, Bauxita e Black Jack 21, neste domingo (23). Os shows foram parte da programação do festival “Minas canta Marku”, que o programa exibe durante o mês de julho. O compositor, instrumentista e cantor Toninho Horta, um dos destaques do movimento Clube da Esquina, cresceu em Belo Horizonte, em uma família de músicos. Autodidata, tornou-se profissional aos 16 anos, apresentando-se em festivais. No “Minas canta Marku”, ele interpreta sucessos de Marku Ribas. A programação ainda traz Pedro Morais, da cena contemporânea, Bauxita, e o blues da Black Jack 21, banda de Uberlândia, Triângulo Mineiro. Com apresentação de Luiz Flávio Lima, o programa Hypershow vai ao ar neste domingo (23), às 23h, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas