Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (25/07)!

Programação de arte-educação do Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte vai até 31 de julho e encerra agenda cultural de férias
Veja os destaques da agenda cultural desta terça (25/07)!
CCBB Educativo tem programação especial de férias | Crédito: CCBB BH/ Divulgação

Espetáculo “Histerese”

A Escola de Atores Espaço Cênico apresenta o espetáculo “Histerese”, hoje, amanhã e quinta-feira, às 20h, na Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes. A venda dos ingressos é realizada pelo site do Eventim. Escrita por Vinicius Toledo, e dirigida por Rick Alves, a peça promete provocar reflexões existencialistas, imprimindo um olhar crítico do diretor ao modo de viver da humanidade. A peça narra o encontro inusitado de 12 indivíduos que passam a conviver num espaço limitado, por algumas horas inesperadas. Nem mesmo estes sabem o que aconteceu antes, vivem o agora, e o futuro passa a ser questionado conforme vão convivendo. O espetáculo é orquestrado por uma trilha sonora ao vivo e o espectador é conduzido para o universo individual dos personagens, que passa por questões existenciais, nada diferente do contexto em que vivemos. É um convite à escuta de si mesmo e do outro, num mundo em que uma grande massa segue o fluxo, sem se dar conta para onde está seguindo.

Impermanência da vida

A fotógrafa Tuane Eggers abriu a exposição “Simbiogêneses” no espaço do Café do Memorial Vale. Tuane se dedica a retratar, por meio da fotografia, os fluxos e a impermanência da vida. Sua pesquisa atual busca pensar relações de simbioses, coexistências e cocriações com um olhar direcionado para outras espécies e diferentes paisagens da vida que acontece em rede. A exposição, que segue até o dia 20 de agosto, integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial Vale e tem curadoria de Eugênio Sávio. A entrada é gratuita.Tuane Eggers é doutoranda em poéticas visuais pela UFRGS, mestre em poéticas visuais pela mesma instituição (2021) e jornalista pela Univates (2015). Seu trabalho em artes visuais é focado na fotografia, com temáticas relacionadas aos fluxos e à impermanência da vida. Em sua pesquisa atual no campo visual, investiga relações de cocriação com fungos. Algumas de suas imagens fotográficas foram exibidas em dois longas-metragens nacionais. Possui cinco publicações independentes em fotolivros. Seu trabalho já foi exposto em países como Japão, Alemanha e Rússia.

Pinturas e desenhos

A Galeria Pátio Arts&Design, no Pátio Savassi, recebe até 18 de agosto, a exposição Cobo, que reúne 17 pinturas e desenhos de sete artistas contemporâneos, seis deles brasileiros e um francês, todos representantes da cena cultural mineira. A curadoria é dePaulo Apgáua e Leda. A visitação é gratuita. O nome da exposição, segundo Apgáua, remete ao movimento itinerante de Arte Contemporânea homônimo, que nasceu em 2022, no Mercado Novo, através de uma parceria entre o cantor e compositor Rogério Flausino com o artista plástico e empresário Marcus Paschoalin, cuja proposta é valorizar e alavancar os talentos locais. “Nosso objetivo com a Cobo é colocar em um mesmo espaço, trabalhos de artistas com pouco tempo de estrada e os já consolidados, de modo que essa sinergia possa fomentar a cultura da cidade”, explica.

“Encontro de Expressões”

O grupo cultural Samba Queixinho convida para os últimos dias para visitar as obras dos 76 artistas do Coletivo Libertas, na exposição “Coletivarte: Encontro de Expressões”, que fica até a próxima sexta-feira (28). A exposição pode ser vista de 8h às 18 horas, na Galeria de Arte da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho), com entrada gratuita. Uma iniciativa do Libertas Coletivo de Arte, a exposição pretende despertar uma reflexão profunda sobre a conexão entre artistas e obras dentro de um coletivo, do trabalho em rede, da troca de conhecimentos e do desenvolvimento pessoal dos artistas envolvidos. “ Estruturas foram utilizadas para organizar as obras em nichos, agrupando-as por tipo, cor e tamanho. Cada obra estará acompanhada de uma legenda que a identifica e contextualiza, permitindo uma conexão mais profunda com o trabalho e a visão do artista, incluindo seu título e técnica”, explica um dos curadores da exposição, Rafael Abreu.

Férias no CCBB Educativo

Com as férias de julho, o CCBB Educativo faz um convite especial: quer conhecer a arte como maneira de brincar, se divertir e criar? Ou quem sabe relaxar a cabeça e viajar por histórias incríveis de grandes artistas? Essas são algumas das possibilidades das ações de arte-educação do Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. Até 31 de julho, serão oferecidos horários extras para ninguém ficar de fora. E o melhor: tudo gratuito. Para a exposição “Portinari Raros” tem desde mão na massa, com a construção de um mural coletivo, a espetáculo de contação de histórias e ações sensoriais. No laboratório de práticas criativas “A Partir de Nós”, adultos e crianças são convidados a criarem um mural coletivo por meio de intervenções sobre pastilhas-azulejos, usando diferentes técnicas artísticas. Cada uma das intervenções vai gerar um grande mural, revelando, simultaneamente, uma colaboração coletiva e fragmentos íntimos de cada indivíduo participante. A atividade é também uma forma de olhar para uma parte da produção de Portinari, em especial seus murais de azulejos, e identificar suas influências e interesses ao criar imagens que buscavam representar o Brasil e seus muitos povos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas