Coluna

Se diferencie e ganhe destaque

 
Uma coisa é certa: para atuar com destaque e ganhar relevância dentro das organizações, em meio à multidão, é preciso tempo, dedicação e garra. As exigências para que o time de profissionais seja cada vez melhor evoluem na mesma proporção em que as empresas buscam aumentar a sua performance, redução das estruturas e constante crescimento. E como sabemos, construir uma carreira exitosa não é simples, nem fácil. Mas, seguindo o trajeto correto, com resiliência e maturidade emocional, vivenciando e superando as adversidades do dia a dia, é que vamos conquistando nosso lugar.

Em meio a isso tudo, a aplicação da tecnologia, a inteligência artificial e a robotização vão se tornando práticas comuns dentro das empresas, visando respostas ainda mais ágeis das máquinas, especialmente para atividades repetitivas. Nessa dinâmica, as pessoas ficam disponíveis para aquilo que elas devem fazer melhor: criar, ousar, relacionar-se e propor novas soluções para os mais adversos cenários.

Que todas as empresas têm problemas isso já sabemos; não é verdade? E assim somos nós. Ninguém é perfeito, e é exatamente para isso que somos contratados: para tratar os problemas e buscar soluções. Tudo isso, agregando pessoas que estão ao nosso redor nas empresas, com perfis, personalidades e propósitos às vezes distintos.

Nesse cenário, se você quer ter êxito na carreira profissional, a primeira coisa a fazer é se conhecer. O autoconhecimento é uma oportunidade de termos ciência do que ainda precisamos melhorar quanto às nossas competências e habilidades. E assim, por meio de metodologias, formações ou mesmo mentorias, cada um poderá aprimorar aquilo que ainda se faz necessário e, consequentemente, entregar mais resultados, com qualidade de vida, claro!

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ter atitude também é essencial, afinal ela leva à ação. E não é exatamente isso que as organizações buscam? Profissionais propositivos, que questionam o status quo, ou seja, como as coisas são feitas com mente aberta, flexibilidade e adaptação. Já sabemos que ninguém é insubstituível, mas se tornar essencial onde você está, agregando valor às empresas e às pessoas, deve ser um lema buscado por todos.

É cada vez mais crescente, dentro das organizações, a busca por profissionais com accountability, ou seja, com responsabilização. Sabemos que o protagonismo define quem serão os profissionais de sucesso; não é verdade? Isso porque, ao nos conhecermos mais, seja por meio de processos de terapia ou um processo qualificado de coaching, acessamos nossas competências e habilidades, as tão faladas soft skills.  É por meio deste autoconhecimento que conseguimos promover mudanças necessárias para a busca da melhoria contínua.

Nós, como profissionais, buscamos ao longo das últimas décadas, sermos ouvidos dentro das organizações. Hoje, o poder está compartilhado, ou seja, não apenas a empresa escolhe quem ela quer trabalhando no time de colaboradores, mas também, nós escolhemos onde queremos trabalhar e, usualmente, isso ocorre pela conexão entre o nosso propósito e o da empresa.

Para você, que busca o êxito profissional, é preciso ter accountability, assumindo o controle da sua carreira com o direcionamento necessário. Aqueles que não esperam que alguém diga o que fazer, que buscam conhecimento, profundidade técnica e que têm senso de dono, com autonomia, confiança, resiliência e maturidade emocional, são exatamente os profissionais que têm maior destaque naquilo que fazem. Logo, constroem carreiras exitosas. E claro, não podemos esquecer de uma boa comunicação, conexão com pessoas variadas, com atitude, visão abrangente e planejamento.

É aos poucos que construímos nossa carreira. Passamos por adversidades, conquistas, desafios e, ao longo do tempo, pelo menos para alguns, ganhamos maturidade para a tomada de decisão, maior clareza de nosso propósito e de como podemos impactar as pessoas com o nosso trabalho. Afinal, o que é ter sucesso, senão usar todo o nosso conhecimento em prol de um mundo melhor?

Sem protagonismo, não há accountability. Consequentemente, você fica à mercê das decisões da empresa. E quase sempre esses profissionais são os mesmos que vivem reclamando de suas atuais posições e das funções que desempenham. Ninguém melhor do que você para dar o direcionamento necessário para a sua vida. E aí eu lhe pergunto: o que tem feito para de fato conquistar aquilo que deseja em sua carreira?

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas