Negócios

Em expansão, Lider estima crescimento de 13% neste ano

Resultado deve ser impulsionado pela maturação de unidades abertas recentemente
Em expansão, Lider estima crescimento de 13% neste ano
Parque fabril da Lider tem 120 mil metros quadrados e gera cerca de mil postos de trabalho | Crédito: Pedro David

A Lider, empresa de origem mineira que une marcenaria artesanal ao design, pretende crescer 13% neste ano. O resultado, segundo o diretor comercial e de marketing da empresa, Tiago Nogueira, deverá ser fruto de vários fatores, entre eles a maturação de novos pontos de venda, além do impacto da linha de planejados, com a abertura de sublojas desse segmento em algumas unidades da marca.

Outra estratégia, de acordo com ele, é dar um suporte maior, com mais treinamento e mídia, nas revendas da companhia espalhadas pelo País. Além de móveis soltos com design assinado em sua maioria por 25 designers brasileiros, a empresa também atua no mercado de móveis planejados, há cerca de 15 anos, com investimentos mais intensos na área nos últimos cinco anos. Atualmente, essa divisão representa em torno de 8% do faturamento da companhia, que atua nos setores de mobiliário e decoração há 78 anos.

Nogueira diz que a expectativa é que as vendas se intensifiquem no segundo semestre deste ano, período que concentra, em média, 57% da comercialização da empresa.

“O primeiro semestre foi desafiador com o cliente mais cauteloso. Agora, nos últimos 20 dias, o volume de pessoas nas lojas e de orçamentos gerados já está no patamar 25% maior do que no segundo trimestre deste ano”, observa. Em 2022, o faturamento da companhia registrou alta de 6% frente ao exercício anterior, puxado justamente pela área de planejados.

A marca mineira conta hoje com 21 lojas, sendo 19 unidades próprias e duas revendas autorizadas. Além disso, a empresa conta com 154 revendedores espalhados pelo território nacional.

Em Minas, a maior loja em tamanho, margem e volume de vendas, está localizada no Ponteio Lar Shopping, está passando por uma reforma há dois meses e meio. As obras na unidade no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, devem ser concluídas no prazo de quatro a cinco meses.

Também no Estado, em Divinópolis, na região Centro-Oeste, foi realizado investimento num dos andares da unidade para abrigar a subloja de planejados. “Em torno de um terço da loja foi renovada”, diz. Considerando essas duas unidades no Estado, os aportes da companhia estão na casa dos R$ 6 milhões.

Expansão nacional

Além dos investimentos em Minas, nos últimos 12 meses, a empresa abriu duas lojas em São Paulo e no fim do próximo ano está prevista uma unidade em Campinas (SP), com investimentos da ordem de R$ 13 milhões ao longo de dois anos e meio. “A unidade de 2 mil metros quadrados vai atender a região metropolitana de Campinas, que é o segundo maior polo de consumo do Brasil”, diz.

O executivo explica que são vários os critérios para a escolha de um local para abrigar uma loja da marca, um deles é o Índice de Potencial de Consumo (IPC) das classes A e B, além do nível de concorrência, também é levado em consideração o posicionamento de marca.

É em Minas que a Lider tem o seu parque fabril, que ocupa 120 mil metros quadrados, no município de Carmo do Cajuru, na região Centro-Oeste, onde trabalham quase mil pessoas. A empresa também está redesenhando os estudos para redesenhar o logotipo, que é de 2006.

CASACOR Minas

A Lider participa de diversos eventos no Estado e no País e está presente na 28ª edição da CASACOR Minas, considerado o maior do setor de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo do Estado, com espaços assinados por Paví Estúdio, Luciana Wainsberg e Moura Jabour Arquitetos, com peças icônicas como a poltrona Sanduba e a estante Cambota, entre outras. “Participamos da CASACOR Minas desde 2005, nós somos o maior fornecedor de mobiliário da CASACOR Brasil, desde 2014”, ressalta o executivo.

O evento começou no último dia 15 e vai até o dia 3 de setembro, na Casa Ferolla, um casarão que fica na rua São Domingos do Prata, 631, logo na esquina com a Leopoldina, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital mineira. A mostra, que tem a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, apresenta ao público 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, além de duas instalações.

“A CASACOR tem um papel de posicionamento da marca muito relevante, ela inspira e é uma referência do que é contemporâneo, do que é atual. O cliente que está prestes a comprar frequenta a CASACOR para saber o que está acontecendo na área”, destaca o diretor comercial e de marketing da Lider.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas