Gooxxy recolocou neste ano R$ 900 mi em produtos no mercado

Reduzir o desperdício de alimentos e produtos é um grande desafio no mundo e a Gooxxy, greentech sede em Lavras, no Sul de Minas Gerais, tem contribuído para amenizar parte do problema. A empresa oferece soluções para a recolocação de produtos – que seriam descartados pela indústria do atacado e do varejo – no mercado. O negócio tem gerado resultados positivos.
No ano passado, a Gooxxy foi responsável por recolocar no mercado mais de R$ 500 milhões em mercadorias, combatendo o desperdício de alimentos e produtos, principalmente, de higiene.
Para 2023, a previsão era ampliar em 40% o valor da recolocação, mas, até junho, as recolocações superaram R$ 900 milhões.
De acordo com o fundador da Gooxxy, Vinicius Alves Abrahão, os negócios estão em expansão e para atender o mercado da melhor forma possível, a empresa investiu R$ 1,2 milhão em uma nova sede, localizada em Lavras.
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O escritório foi desenvolvido pensando tanto no conforto e na praticidade dos colaboradores – hoje em torno de 70 na unidade – quanto na eficiência energética e na conservação de recursos.
A unidade foi construída pensando também na Certificação B, que é concedida a empresas que possuem elevados padrões de entrega social e ambiental, além de transparência e compliance.
“Quando fomos passar pela certificação B, que é muito importante para nós, precisamos atender vários requisitos, por isso fizemos um investimento significativo em estrutura física. Além de pensar na certificação, também pensamos no crescimento do negócio. Somente em Minas Gerais são mais de 70 colaboradores. Mudamos para uma estrutura maior e atendendo a todos os protocolos da certificação B”.
O novo escritório, com 900 metros quadrados de área, foi pensado para o conforto e a praticidade dos colaboradores. Com capacidade para até 120 pessoas, conta com salas de reunião equipadas, espaços para eventos internos, áreas destinadas ao relaxamento e deck ao ar livre. Além disso, todas as instalações possuem ar-condicionado com temperatura fixa de 23º e torneiras automáticas, demonstrando a preocupação da Gooxxy com a eficiência energética e a conservação de recursos.
Impactos
Em relação aos negócios, além do impacto financeiro, há um impacto social e ambiental grande. A empresa oferece soluções para a recolocação de produtos – que seriam descartados pela indústria e varejo – no mercado. Desta forma, produtos, incluindo alimentos, são direcionados ao mercado, evitando o descarte e chegando a preços mais acessíveis aos consumidores.
Através do sistema desenvolvido pela Gooxxy, é feito um monitoramento dos estoques conforme a demanda de cada indústria. São identificados os produtos com vencimento próximo, remanufaturados ou descontinuados. Normalmente, esses produtos seriam descartados, o que geraria mais custos para as indústrias.
Com a opção de recolocação oferecida pela Gooxxy, são identificados clientes potenciais, que adquirem os lotes e comercializam, em muitos casos, a preços menores.
“Todos ganham com o processo. Os resultados são positivos. Em 2022, recolocamos no mercado aproximadamente R$ 500 milhões em produtos que seriam descartados, mas que puderam ser consumidos”.
“Os resultados positivos nos motivaram a buscar uma operação internacional. Fomos para a Colômbia, a convite da Unilever. Nós criamos uma tecnologia própria onde consigo transformar o custo que a indústria tem em desindustrializar em receita para ela. Consigo também agregar para quem está comprando, que são os varejistas, redes de farmácias, distribuidores e food service, rentabilizando os negócios. E nós ganhamos com isso também. É um negócio que faz bem para as três pontas do processo”, explicou.
Entre os itens que são recolocados no mercado estão chocolates, pães, bolos, chocotones e panetones, bebidas, incluindo sucos, leites e iogurtes, além de produtos de higiene, como shampoo, condicionador, desodorante e outros.
Entre os principais parceiros atendidos no País estão: Nestlé, Mondelez, Vigor, Unilever, Ifood, BRF, Swift entre outros.
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