Belo Horizonte lidera geração de empregos em Minas no 1º semestre

Belo Horizonte abriu 24.958 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2023. O volume de empregos gerados pela capital mineira representa um superávit 2,6% superior ao registrado nos primeiros seis meses do ano passado.
Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Entre os 853 municípios mineiros, a Capital foi a que mais criou vagas no período. O saldo da cidade equivale a 17% de todos os postos criados no Estado (144.298).
Conforme o subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Fonseca, os setores de construção civil, infraestrutura e eventos impulsionaram o resultado, sendo que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) teve impacto direto nesse avanço.
“Os eventos de Belo Horizonte estão sendo retomados com velocidade. Então, a geração de empregos está presente. E o município está contribuindo diretamente com esses eventos: um é o Arraial de Belo Horizonte, que termina no próximo fim de semana, e outro é a Virada Cultural, que acontece entre os dias 19 e 20 de agosto, os quais geram muitas vagas na área de infraestrutura, por exemplo, para montagem de palcos e limpeza urbana”, afirmou.
“Outro setor é a construção civil, que teve um boom muito grande e Belo Horizonte está contribuindo com essas gerações de vagas de emprego. O prefeito Fuad (Noman) realizou algumas visitas técnicas em obras de infraestrutura que foram feitas na Capital para contenção de enchentes e são várias intervenções nessa área”, completou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ainda segundo Fonseca, o Executivo municipal vem criando novas ferramentas para acelerar a oportunidade de empregos e renda, como o GO BH, portal lançado em maio com diversas funcionalidades, sendo uma delas a possibilidade de empresas cadastrarem e divulgarem vagas para os interessados. Ele também salienta que a prefeitura está facilitando a abertura de empresas e que a tendência é que os números de postos de trabalho criados cresçam a cada semestre.
testeGeração de empregos em São Joaquim de Bicas cresce 29%
Na retaguarda da Capital, entre municípios que mais criaram vagas no intervalo de janeiro a junho, ficaram as cidades de Contagem (5.838), Ipatinga (5.604), Uberaba (3.271), Juiz de Fora (2.569), Nova Lima (2.452), Nova Serrana (2.241), Uberlândia (2.032), Itabirito (1.864) e São Joaquim de Bicas (1.753). Essa última, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), se destacou pelo crescimento dos números quando comparados ao ano passado.
De acordo com o Caged, no período de janeiro a junho de 2023, foram abertos 1.753 postos de trabalho em São Joaquim de Bicas, um volume 29,6% superior ao verificado no primeiro semestre de 2022. Essa variação foi a maior entre os dez primeiros e a 18º maior entre os 853 municípios.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), onde se encontra o Banco de Emprego da cidade, Kênia de Almeida, disse que o órgão está muito feliz com o resultado.
Segundo ela, um dos responsáveis pelo aumento da geração de empregos foi o Expressinho 0800, linha de transporte público gratuito que facilita a circulação da população no município. Outro fator são as mudanças impostas pelo Executivo municipal no banco de empregos, que beneficiaram a população e as empresas, otimizando o processo de RH delas.
“Antes tínhamos um banco de emprego na cidade, mas percebemos que precisávamos fazer algumas mudanças para não ficar apenas como um banco de currículos. Iniciamos um processo de RH, no qual fazemos um recrutamento e uma seleção dos candidatos. Uma vez que alguém procura o banco, já é avaliado a partir do momento em que chega. Fazemos essa triagem e, se observarmos que ele tem o perfil compatível com a vaga, encaminhamos para a entrevista”, disse.
Conforme Kênia de Almeida, a economia de São Joaquim de Bicas é formada principalmente pelas áreas de mineração e indústria, sendo que a maioria das vagas é para linha de produção. A proximidade com a fábrica da Fiat ajuda nesse processo. Ainda segundo ela, a expectativa para o segundo semestre é positiva, visto que novas empresas estão chegando na cidade. “Esperamos que o cenário seja tão bom quanto ou até melhor em termos de contratações”, destacou.
Ouça a rádio de Minas