Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (02/08)!

Biografia de Marco Antônio Araújo
Marco Antônio Araújo foi uma figura de destaque na música brasileira na década de 1980. Ele era um multi-instrumentista, compositor e arranjador, conhecido por sua abordagem inovadora ao rock e à música instrumental. Seu estilo misturava elementos de rock progressivo, jazz fusion clássico e música brasileira. A sua biografia, escrita por Paulo Roberto de Andrade, será lançada amanhã, às 20h, na Casa de Gonzaga, (rua Cláudio Manoel, 61, Ouro Preto, na abertura do festival internacional “Tudo É Jazz”, em Ouro Preto, com entrada gratuita. Araújo nasceu em Belo Horizonte em 1949 e começou a tocar música no início da adolescência. Ele fez parte de várias bandas na década de 1970, incluindo o grupo de rock progressivo Patrulha do Espaço. Na década de 1980, junto com o grupo Mantra e posteriormente Marco Antônio Araújo Grupo , lançou quatro álbuns: “Influências” (1981), “Quando a sorte te solta um cisne na noite”, (1982), coletânea “Aminal Racional” (1983), “Entre Um Silêncio E Outro” (1984) e “Lucas” (1985).
Show de Ney Matogrosso
O espetáculo “Bloco Na Rua”, de Ney Matogrosso, acontece apenas no fim do ano, em Belo Horizonte, mas já é um grande sucesso. O artista, que vai se apresentar no Minascentro (avenida Augusto de Lima, 785, Centro), no dia 1º de dezembro, acaba de anunciar uma sessão extra para o dia 3 de dezembro, domingo, às 21h. Todas as cadeiras para o primeiro dia já foram vendidas. Os ingressos estarão disponíveis a partir de hoje, por meio da plataforma Sympla, com valores de R$ 125 a R$ 700. Aos 81 anos, Ney Matogrosso emociona o público com uma apresentação carregado de sensualidade e malemolência, onde a diversidade de canções e a emoção são destaques.
Mostra Sagarana
Amanhã e nos próximos dias 10, 17 e 31, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe a exibição de curtas-metragens premiados no ‘CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema’, assim como filmes produzidos durante as residências artísticas em audiovisual do “Meu Cinema, Nosso Território”. A mostra tem como objetivo estimular a produção e a pesquisa cinematográfica na região “baiangoneira” – território que abrange os estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal – bem como promover a memória, a diversidade, as tradições e as lutas dos povos do sertão-cerrado. O evento integra o projeto CineCentro, tem a entrada gratuita e a classificação livre. As quatro sessões foram estruturadas considerando a necessidade de trazer novos olhares para os seguintes temas: meio ambiente e comunidades tradicionais; mulheres no audiovisual; cinemas negro e indígena; cinema, território e direitos humanos. Mais de 30 obras retratam aspectos do referido território e, a partir do cinema regional, busca-se provocar o pensamento crítico e a empatia por essas narrativas sensíveis urgentes.
Feira do Mineirinho
O mês de agosto começa com muita diversão na Feira do Mineirinho. Amanhã, o grupo Lovzin vai comandar a noite com um repertório diversificado e dançante a base de pagode e samba. Outra atração será o DJ Santiago que vai apresentar hits eletrizantes. A entrada é gratuita. A animação prossegue no próximo domingo (6), a partir das 11h. A programação inicia com os embalos do DJ Hugo Santiago. Na sequência será a vez do Diga Lá que apresentará samba, forró e outros estilos. Outra atração será o TK, um dos grandes cantores carnavalescos. Com seu alto-astral, ele é referência em funk, axé e pop. Além da música, o público pode aproveitar a visita para fazer compras. O artesanato é um dos destaques da feira. No local, os setores são divididos em decoração, bijuterias, calçados, vestuário, artigos religiosos e produtos para o lar.
Jardins de Burle Marx
Roberto Burle Marx (1909-1994), um dos mais renomados paisagistas do mundo, criou uma obra de caráter inovador, incorporando elementos de diferentes contextos, como espécies vegetais descobertas em expedições botânicas, colunas e arcadas coletadas em demolições ou mosaicos e painéis de azulejos. No Conjunto Moderno da Pampulha, que completou 80 anos, Burle Marx projetou uma série de jardins para as obras de Oscar Niemeyer, dentre eles os espaços verdes da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu de Arte da Pampulha e Museu Casa Kubitschek. Para celebrar o aniversário desse grande artista, que teria feito 114 anos no dia 4 de agosto, o Museu Pampulha preparou uma programação especial, que também integra as comemorações do Mês do Patrimônio Cultural, dedicado a comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural no dia 17 de agosto. São diversas opções de atividades lúdicas e educativas, entre elas visitas mediadas aos espaços e acervos, oficinas criativas, vivências coletivas, exibição de documentário e desfile de moda. Uma experiência imersiva abre a programação com uma exploração diferente aos jardins do Museu Casa Kubitschek. A “Oficina Light Painting nos Jardins de Burle Marx”, que acontece amanhã, às 19h, proporciona um encontro entre a técnica proveniente da fotografia noturna e o trabalho paisagístico do mestre brasileiro.
Ouça a rádio de Minas