Com incentivos do governo, venda de veículos leves cresce 28,5%

Minas Gerais registrou 46.211 emplacamentos de automóveis e comerciais leves em julho. A venda de veículos desse segmento foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período de 2022 (42.909 unidades) e 28,5% maior em relação ao apurado em junho deste ano (35.964). Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O resultado do Estado no sétimo mês de 2023 teve como principal motivador os incentivos do governo federal para a compra de carros populares de até R$ 120 mil. Embora tenha sido encerrado no dia 7 de julho, após a liberação de todos os recursos disponibilizados às montadoras, o programa de descontos que barateou diversos modelos continuou refletindo nas negociações.
A continuidade dos impactos positivos da medida, que parece ter alcançado seu objetivo de aquecer o mercado automotivo do País, pode ser explicada pelo espaço de cerca de 15 dias entre o fechamento do negócio na concessionária e o emplacamento do veículo. Como boa parte das vendas foi concretizada nos últimos dias de junho, os números de julho aumentaram.
O diretor da Carbel Nissan, Thiago Maia, responsável por dois estabelecimentos da marca japonesa localizados em Belo Horizonte, também apurou crescimento nas negociações por consequência da iniciativa do Executivo brasileiro. De acordo com ele, as vendas das lojas subiram 30% no mês passado na comparação ao intervalo imediatamente anterior.
O bom resultado da concessionária, conforme Maia, aconteceu mesmo sendo um período de férias, que diminui a movimentação de consumidores, visto que várias pessoas aproveitam o período para viajar e sair da cidade. “Em contrapartida, quem veio à loja, veio para comprar o veículo. Então, tivemos um bom aproveitamento do fluxo de clientes”, destaca.
Para agosto, o executivo ressalta que a expectativa permanece positiva. Ele explica que, em julho, a fábrica da Nissan esteve paralisada, impactando, inclusive, em falta de veículos nas lojas. Porém, neste mês, a marca voltará a produzir fortemente os carros contemplados pelo programa, utilizando os recursos do governo que ela ainda possui. Assim, segundo Maia, os clientes que forem em seus estabelecimentos continuarão encontrando os modelos com desconto.
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Emplacamentos no geral sobem 16,4% em julho e 5,4% no acumulado do ano
Com o aquecimento do mercado em julho, a venda de veículos zero quilômetro no geral, ou seja, somando os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e a categoria outros, também subiu em Minas Gerais. No sétimo mês do ano houve, ao todo, 57.683 emplacamentos, volume 4,2% maior que o verificado no mesmo período de 2022 (55.359) e 16,4% superior em comparação ao alcançado em junho de 2023 (49.578).
No acumulado do ano, os emplacamentos do Estado chegaram à marca de 340.563 unidades, montante que equivale a uma alta de 5,4% em relação ao apurado entre janeiro e julho do exercício anterior (323.180). Neste caso, o segmento de automóveis e comerciais leves, impulsionados pela medida governamental, alcançou 249.840 vendas, número 1,9% superior ao que foi registrado nos primeiros sete meses de 2022 (245.183).
Vale lembrar que o governo federal também criou um programa de descontos para estimular a compra de veículos comerciais pesados, no entanto, esse parece ainda não ter surtido efeito.
Nas concessionárias mineiras, as vendas de caminhões e ônibus somaram 1.259 unidades em julho, o que representa uma queda de 43,6% frente a julho de 2022 (2.234) e 8,6% em relação a junho deste ano (1.377). No acumulado de 2023, foram 9.798 emplacamentos, o que indica uma retração de 15% em comparação ao registrado no mesmo período de 2022 (11.521).
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