Gestão de tributos melhora fluxo de caixa de empresas e recupera créditos tributários

Os empresários de Minas Gerais já podem contar com a assessoria da Marpa – Gestão Tributária (MGT). Um escritório de advocacia focado em contribuir com empresários em desvendar e acompanhar o sistema tributário brasileiro. Com ajuda da inteligência artificial, eles conseguem fazer o empreendedor entender o que está pagando, qual a base de cálculo usada e buscar alternativas para saldar os passivos de quem é devedor e regularizar o passivo tributário das empresas.
A empresa promete, no complexo cenário tributário brasileiro, encontrar oportunidades para gerar resultados financeiros para os clientes por meio da própria legislação vigente. Para o sócio e advogado tributarista Eduardo Bitello, é impossível estar totalmente atualizado sem a ajuda da inteligência artificial. “O Instituto de Planejamento Tributário possui estudos que mostram que quatro normas são editadas por hora no Brasil”, ressalta.
Com R$ 1,9 bilhão em impostos pagos recuperados para seus clientes, em sete anos de atuação, a MGT identifica as melhores opções de adesão entre os programas de regularização tributária nas esferas federal, estadual e municipal para que seja possível aproveitar os benefícios oferecidos com a renegociação. A MGT também identifica os impostos pagos indevidamente quando uma empresa é excluída de um programa de parcelamento do governo, como o Refis, e ingressa em outro com os mesmos débitos.
O negócio atraiu o empresário Roberto Justus, que hoje, além de possuir 15% de participação no escritório, é conselheiro e tem um papel importante de atuação. A MGT começou em Porto Alegre no ano de 2016, quando o empresário Michael Soares e o advogado Eduardo Bitello resolveram criar o escritório visando recuperar créditos tributários. Hoje, além deste serviço, eles oferecem diversos produtos para uma gestão completa do setor fiscal das empresas.
“Em seis anos de MGT, já recuperamos quase R$ 2 bilhões para nossos clientes e, agora, com o MGT Connect, esperamos ampliar estes números ainda mais”, explica Michael Soares, diretor comercial e sócio da MGT. O MGT Connect faz parte do plano de ampliação do escritório. É o formato de licenciamento que eles criaram para ampliar o campo de atuação e atingir 100 licenciados até o final de 2023.
Com sede própria em Porto Alegre, São Paulo e Goiânia, o plano de expansão pretende atingir regiões importantes para atuar em todo território nacional. “Em dois meses de ampliação, já conquistamos 26 licenciados. Quatro deles em Minas Gerais (Betim, Contagem e dois em Belo Horizonte)”, comemora Eduardo Bitello, diretor jurídico e também sócio. Ele explica que o objetivo é contribuir com empresas de todos os segmentos a gerarem fluxo de caixa e se tornarem cada vez mais competitivas nos seus mercados de atuação.
Para simplificar a gestão tributária, além de uma metodologia própria, chamada os ‘3R’s’, eles criaram um software que, com ajuda da inteligência artificial, consegue fazer uma leitura da documentação da empresa-cliente e diagnosticar os últimos cinco anos fiscais em cinco dias, traçando um verdadeiro perfil tributário da empresa. “A gente oferece para nossos clientes além da simplicidade, o tempo. Mostramos em cinco dias o que muitas vezes eles não conseguem enxergar para simplificar”, explica Bitello. Com o resultado em mãos, eles não apenas conseguem com que a empresa pague tributos corretamente, mas também recuperam os valores pagos indevidamente.
E foi em busca da simplicidade, da organização e da maior margem de lucro, que eles criaram metodologia 3Rs que consiste em “reorganizar”, “recuperar” e “reduzir”. Ou seja, eles buscam “reorganizar” a gestão tributária para apurar o que foi pago em impostos nos últimos cinco anos, avaliam se o atual regime tributário da empresa é o ideal em termos de economia fiscal e, ainda, “recuperaram” créditos com uma análise dos impostos pagos indevidamente durante o período. A última fase é o “reduzir” a carga tributária da empresa fazendo uso das mais variadas formas permitidas pela legislação.
Michael Soares explica que baseada nos clientes que possuem, eles percebem que de cada 10 empresas, 9 pagavam mais do que deviam antes da consultoria deles. “Ao diagnosticar esse erro, a gente tem conseguido reduzir valores equivalentes, em média, de 1 a 3% do faturamento bruto delas”, detalha.
Sucesso compartilhado
O método criado pelos sócios da MGT e compartilhado em redes sociais deu origem, em 2021, a um livro que ficou por mais de nove meses, entre os livros mais vendidos nos sites de venda on-line. “Nosso livro conta nossa experiência, nossos objetivos e nosso método. Acreditamos que ele pode ser aplicado não só na vida empresarial como na vida pessoal”, diz Michael Soares.
Investimentos e empregos
Com a ampliação da atuação em 2023 e os novos escritórios licenciados a que os sócios chamam de “conectados”, os empresários garantem que geram empregos. “Uma das regras que colocamos é que o escritório licenciado comece com quatro novos vendedores para ampliar a atuação no mercado. Assim, quatro empregos no mínimo em cada ‘conectado’ a gente gera”, diz Michael Soares.
Ele defende que, além disso, a própria natureza do trabalho também tem um papel social. “Ao recuperar uma empresa, estamos garantindo os empregos já estabelecidos”, ressalta.
Para garantir a eficiência e continuar atendendo os clientes de forma satisfatória, o próprio escritório da MGT fortaleceu sua equipe ampliando o time com pessoas qualificadas.
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