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Ótica Zerezes desembarca em Belo Horizonte

Rede de óticas abre primeira unidade em MInas Gerais. Capitais estão no centro da estratégia da expansão da Zerezes.
Ótica Zerezes desembarca em Belo Horizonte
Ideia da marca é ser ousada em um mercado competitivo | Crédito: Divulgação / Ótica Zerezes

Criada há dez anos no Rio de Janeiro, a marca de óculos Zerezes chega a Minas Gerais com a inauguração da primeira loja física na Capital. A Savassi (região Centro-Sul) foi o bairro escolhido pelos próprios clientes que já frequentavam o site e as redes sociais da ótica. Com a nova unidade, são 12 lojas espalhadas pelas cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Belo Horizonte.

De acordo com o CMO da Zerezes, Daniel Dränger, a abertura faz parte de uma estratégia de aproximação com os consumidores, apostando no D2C (direct to consumer), em que a venda é feita diretamente do fabricante para o consumidor final, sem intermediários.

“Há dois anos tomamos a decisão pelo D2C, vendendo diretamente para o consumidor sem intermediários. Começamos a fabricar também as lentes, além das armações. E assim percebemos que podemos entregar um produto premium com preço acessível. Somos cautelosos nessa proposta. A experiência precisa ser excelente. O site nos permite ganhar escala, falando com todo o território nacional. Observamos o comportamento dos clientes no e-commerce para escolher as cidades nas quais teremos lojas físicas. Já havia um movimento forte do consumidor mineiro, por isso decidimos ter uma loja em BH. E foram os próprios mineiros que indicaram a Savassi”, explica Dränger.

Segundo o executivo, a Zerezes busca desafiar o mercado de óticas com uma proposta de loja inovadora, longe do layout “consultório”. O slogan provocativo diz: “até dói chamar de ótica”. A ideia é ser ousado em um mercado competitivo e consolidado.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), em 2022 o setor fechou com faturamento de R$ 24,3 bilhões no PDV e crescimento de 11,7% em relação a 2021. E o futuro é animador. Estima-se um crescimento anual de 20% para o segmento ao longo dos próximos dez anos, motivado por questões que envolvem desde um maior uso de equipamentos digitais – fator que aumenta a necessidade da população por tratamentos para a visão – até a busca por novos estilos de armações e lentes que movimentam as tendências do mercado.

“Começamos com uma estratégia de avisar em primeira mão aos consumidores que íamos abrir em Belo Horizonte. Quem ajudou indicando pessoas para a marca ganhou um benefício para até cinco amigos, se tornando embaixador da marca. Também convidamos pessoas influentes de diferentes segmentos para escolher os seus óculos. Criamos o ‘Zerezes além das Zerezes’, estivemos em 11 estabelecimentos locais criando parcerias e benefícios. E, por fim, realizamos com um grande evento de lançamento com um café da manhã à mineira, em um domingo. Acreditamos na força do boca a boca e todo esse movimento tem nos rendido resultados muito acima dos estimados”, afirma.

O plano de expansão da rede ótica inclui outras regiões do País, como Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Os bons resultados alcançados já incluem no planejamento outras cidades em Minas Gerais.

Para suportar o crescimento, que tem como uma das suas premissas a qualidade do atendimento, a Zerezes aposta em um rígido processo de seleção e na formação da própria mão de obra.

“Durante o planejamento as nossas expectativas já eram grandes e tivemos surpresas muito positivas. A loja de BH já está entre as cinco que mais faturam na rede. Acreditamos que é possível unir qualidade e preço. Para nós, os óculos vão além de um equipamento para a correção da visão. Olhamos muito para o mercado de moda. Vamos agora estudar a cobertura dessa loja para planejar os próximos investimentos no Estado. E, certamente, as próximas inaugurações serão antecipadas”, completa o CMO da Zerezes.

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