Plataforma de benefícios mineira cresce na Europa

A SalaryFits – portal de benefícios corporativos – sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reforça a sua presença na Itália e se credencia para expandir pela Europa. A plataforma brasileira de benefícios para trabalhadores ampliou a parceria com a Affida, líder em seu país no setor de mediação de crédito para famílias e empresas. Com essa cooperação, os beneficiados da italiana poderão acessar crédito consignado, empréstimos, proteção de seguros e aluguel de carros por meio das soluções tecnológicas da SalaryFits. A Affida dispõe de uma rede nacional de quase 400 agentes e mais de 60 parceiros, entre bancos e financeiras.
De acordo com o Country Manager da SalaryFits na Itália, Moacir Giansante, a empresa oferece aos Recursos Humanos (RH) das empresas soluções e funcionalidades tecnológicas para a gestão dos benefícios financeiros concedidos a seus colaboradores. As soluções são customizadas ao RH, atendendo às especificidades de cada organização.
Pandemia
“Esse momento reitera uma parceria por conta da própria expansão da Affida. O mercado italiano sofreu muitas mudanças por conta da Covid-19, porque sendo um país muito conservador na adoção de soluções tecnológicas, houve uma grande virada nesse período. Então, como propomos adoção de tecnologia e modernização, isso nos beneficiou. A Affida é como um correspondente bancário no Brasil. Eles fazem a interação entre o cliente interessado em soluções de crédito e as instituições bancárias”, explica Giansante.
Com a digitalização da economia imposta pela pandemia, a Affida ampliou a atuação com operações em nuvem e com oferta de outros produtos que foram ao nosso encontro do que era oferecido pela SalaryFits como: crédito, seguros, serviços de utilities (energia, luz, gás, internet) e e-commerce.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O empregado acessa produtos e serviços com bons preços, o empregador não tem custo para elaborar planos de benefícios para os funcionários e para os provedores de serviços e produtos acessam uma clientela premium e uma forma de pagamento muito desejada, com baixíssima inadimplência.
“Muita gente só tem o próprio salário como bem a ser dado em garantia, mas o mercado financeiro só empresta para quem já tem patrimônio. É isso que queremos mudar. Quem tem um contrato de trabalho, tem um ativo. O empréstimo consignado nasceu na Itália e, como no Brasil, começou pelos funcionários públicos e depois chegou aos trabalhadores da iniciativa privada. Essa modalidade de ‘financiamento’ faz parte da vida italiana como parte de uma cultura de bem-estar corporativo. Então, o que fizemos foi juntar a melhor tecnologia financeira e bancária do mundo, que é a brasileira, com a cultura italiana de cuidado com o colaborador”, destaca.
Próximos passos
O próximo passo da companhia é utilizar a chancela dada pelo exigente e regulado mercado italiano de benefícios para crescer pela Europa. Uma vez estabelecidos no “país da bota”, é possível fazer a expansão por toda a União Europeia. Mas ainda assim é preciso observar as legislações locais, especialmente as de proteção de dados particulares.
“Na Europa existe um regulamento de proteção de dados que foi referendado e ajustado em cada país. É uma legislação bastante robusta e que, inclusive, inspirou, no Brasil, a nossa Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Chegamos aqui muito preparados. No início os agentes italianos tinham muitas dúvidas sobre a nossa capacidade de cumprir todos os requisitos, mas logo perceberam que a tecnologia brasileira é desenvolvida pensando em toda a questão de proteção”, pontua.
Enquanto cresce pela Europa, o desenvolvimento da tecnologia da SalaryFits continua sendo feito em Minas Gerais. Como uma spin-off da Zetra, fintech criada em 2000, para vencer os desafios da escassez de mão de obra qualificada, a SalaryFits se vale da Universidade Corporativa Zetra.
“Precisamos de políticas públicas que fomentem a formação de engenheiros e outros profissionais capazes de desenvolver tecnologia, mas isso demanda tempo. Por isso, criamos a nossa universidade corporativa para atender a nossa demanda urgente. Mas como país, precisamos fortalecer as políticas para garantir o nosso desenvolvimento, inclusive retendo talentos. Hoje existe uma verdadeira diáspora de jovens recém-formados que já impacta o presente e pode pesar muito sobre o nosso futuro”, completa o country manager da SalaryFits na Itália.
Ouça a rádio de Minas