Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (17/08)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (17/08)!
Vice-presidente Alckimin em visita à VMI Médica, em Lagoa Santa | Crédito: João Carlos Amaral

Alckmin visita a VMI Médica

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cumpriu agenda ontem em Minas Gerais. Ele visitou a VMI Médica, uma das empresas do grupo Prime Holding, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde se encontrou com a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, e Leonardo Cunha (Codemge).

“Mulheres Reinadeiras”

Um livro que traz perfis de mestras de reinados e congados da capital mineira. É disso que se trata a obra “Mulheres Reinadeiras: rainhas, capitãs e cozinheiras de Irmandades do Rosário de Belo Horizonte”. Uma das idealizadoras do livro, a escritora e jornalista Júlia Moysés participa do Sempre Um Papo, hoje, às 19h, para falar a respeito da obra, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O evento acontece de forma on-line, com transmissão pelo canal do YouTube do projeto. O livro “Mulheres Reinadeiras: rainhas, capitãs e cozinheiras de Irmandades do Rosário de Belo Horizonte” apresenta perfis de 17 mestras dos reinados e congados de Belo Horizonte, construídos a partir de entrevistas realizadas por jornalistas, além de imagens das mulheres retratadas pela publicação. Entre as mestras estão Isabel Casimira, conhecida como Belinha, rainha conga de Minas Gerais e rainha das guardas de Moçambique e Congo Treze de Maio, no Concórdia; Dona Zelita, já falecida, da Guarda de Caboclinhos do Divino Espírito Santo, fundada em 1907; Maria do Nascimento, Neusa e Zilda Pereira, mulheres que estão à frente da pioneira Guarda Feminina Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Aparecida; e tantas outras mulheres referências em suas comunidades.

“Lá vem boi” no CCBB

Inspirado pela exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, o CCBB Educativo dá início à sua nova programação Territórios e Saberes. Em sintonia com o Brasil plural do mestre da fotografia, as ações de arte-educação são um convite a percorrer um país diverso em culturas, histórias, identidades, cores e cantos. A programação gratuita, pensada para todos os públicos (crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social), estimula um diálogo mais próximo com a obra de Walter Firmo e, também, com o Centro Cultural Banco do Brasil, compreendendo-o como um espaço democrático, de criações e trocas. Até 31 de agosto, o público poderá participar do espetáculo “Lá vem boi!”; da oficina “Nossas pequenas cidades”; da leitura compartilhada no “Livro Vivo”; além das visitas mediadas e multissensoriais à exposição. “Lá vem boi!” no espetáculo de contação de histórias a representação do boi já aparece nas pinturas rupestres. Boi e seres humanos são companheiros de trabalho e travessias. E, desse encontro entre o ser humano e o animal, surgiram festas, danças e muitas histórias.

Educação antirracista

Dialogando com a exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, o “CCBB Educativo – Territórios e Saberes” promove, no próximo sábado, às 10h30, nova edição do Encontro com Professores. A partir da questão “O que é educação antirracista?”, a professora convidada Mara Catarina Evaristo vai conduzir um bate-papo sobre a Lei 10.369, diretriz que estabelece as bases da educação nacional para incluir no currículo da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Mara Evaristo, que é professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e conselheira municipal de Promoção da Igualdade Racial, vai abordar aspectos de uma educação antirracista e compartilhará as experiências de escolas públicas. Em seguida, haverá visita mediada à exposição de Walter Firmo.

Paixão por plantas

São 50.313 espécies de plantas no Brasil, segundo publicação do IBGE divulgada em maio. A estimativa do WWF-Brasil é que 20% das espécies conhecidas no planeta estão no país. Mesmo sob a ameaça da extinção, a vida cercada pelo verde despertou, em muitas pessoas, o interesse pelo cultivo e preservação. O Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica um programa aos apaixonados pela flora. São pessoas que fizeram do amor às plantas uma profissão ou hobby e falam, na atração, sobre o misterioso e fascinante reino vegetal. Para debater o assunto, a jornalista Patrícia Pinho recebe o publicitário e influenciador Carlos Lage. Ele fez das plantas seu passatempo e hoje é convidado para dar palestras sobre o tema. Lage está à frente do perfil “Habitat Brasileiro”, no Instagram, que já reúne mais de 133 mil seguidores. Lá ele dá dicas de cuidados e cultivo. Também participa da atração o biólogo Jonatas Peixoto, que mantém uma coleção de suculentas, algumas que ele levou para o estúdio de gravação do programa e mostra para o público. O Brasil das Gerais sobre a paixão por plantas vai ao ar hoje, às 17h, pela Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas