Cemig e Sigma Lithium celebram contrato de energia limpa e renovável

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) firmou contrato com a Sigma Lithium, indústria verde de pré-químico de lítio, localizada na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para o fornecimento de energia. O acordo foi celebrado no ambiente do Mercado Livre de Energia e a empresa de origem canadense já conta, desde este mês, com uma energia limpa e renovável para suas atividades.
Segundo estimativas da Cemig, ao longo do contrato (até final de 2027), a Sigma Lithium economizará um valor aproximado de R$ 60 milhões em comparação ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como Mercado Cativo. Para o diretor de relações com o mercado da Sigma Lithium, Daniel Abdo, mais importante que o cenário competitivo proporcionado pela companhia energética, é o contexto atual da empresa.
O diretor explica que a Sigma vende o lítio verde padrão triplo zero, considerado o mais elevado nível de sustentabilidade industrial na fabricação de insumos para baterias de veículos elétricos. Na produção desse lítio, ele explica que não é utilizado agentes químicos nocivos, não há emissão de carbono e não há barragem de rejeitos, já que a operação é feita com empilhamento a seco.
“Dentro desse contexto, optamos pela Cemig para adquirir energia limpa e renovável com o Certificado de Energia Renovável – Cemig Rec. É fundamental para nós que a nossa energia seja 100% limpa e certificada. Trabalhamos com um consumidor que quer uma cadeia produtiva 100% verde. O consumidor de carros elétricos quer uma cadeia toda limpa”, ressaltou.
De acordo com a Cemig, a escolha possibilita à empresa contribuir diretamente para a redução de emissões de CO2, reafirmando seu compromisso com as práticas ESG e seu papel na promoção da mobilidade elétrica.
Além dos benefícios econômicos e ambientais, o Gerente de Relacionamento de Clientes de Grande Porte da Cemig, Leopoldo Sette, destaca que à Sigma foi ofertado um produto personalizado que atende aos interesses da empresa. “É uma solução específica para a planta industrial, com flexibilidades diferenciadas”, pontuou.
De acordo com Sette, para a Cemig “é um privilégio fornecer energia nesse ambiente de contratação para a Sigma, pois demonstra a capacidade competitiva da empresa nesse mercado, ao mesmo tempo que auxilia no desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, ao ofertar um produto que irá proporcionar economia milionária ao cliente, pois essa economia permitirá que a empresa foque ainda mais seus investimentos na transformação que está proporcionando ao Vale do Jequitinhonha”, ressaltou.
Migração de fornecedor ficará disponível para clientes de média e alta tensão
Para atender melhor os clientes do Mercado Livre de Energia, a Cemig desenvolveu um site (energialivre.cemig.com.br) de e-commerce que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia na modalidade varejista.
O Mercado Livre de Energia já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível também para todas as unidades conectadas à média ou alta tensão. Estes clientes, já podem optar por qual energia comprar e migrar para o mercado livre, a partir de janeiro de 2024.
Ouça a rádio de Minas