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VCA aposta na atração dos mineiros por praias do Nordeste

O interesse dos mineiros pelas praias do Nordeste torna o Estado um público-alvo da empresa, que irá construir 50 empreendimentos no litoral
VCA aposta na atração dos mineiros por praias do Nordeste
Somente neste ano serão lançados seis empreendimentos, com aportes de R$ 180 milhões e VGV de R$ 650 milhões, afirma o CEO, Jardel Couto | Crédito: VCA / Jardel Couto

Cercada por belíssimas paisagens naturais, é comum ouvir dizer que para Minas Gerais ser perfeita só faltou ser banhada pelo litoral. Esse pressuposto, entretanto, não é visto como um problema para grande parte dos mineiros, que, geralmente, aproveitam as férias para desfrutar de tais lugares à beira-mar, como as famosas praias do Nordeste. 

Para aproveitar os dias de sol nas cidades da maior costa litorânea do País, vale viajar a dois, em família ou até com uma turma de amigos. Alguns optam por alugar pousadas e hotéis, outros escolhem resorts e há aqueles que sonham em ter uma residência própria nesses locais, seja “pé na areia” ou minimamente próximo da vista para o mar. 

Pensando nisso, a VCA Construtora, empresa baiana do setor imobiliário, lançou uma unidade de negócios que promete ser atrativa para os mineiros. O novo braço da companhia, denominado rede YAH!, é um produto híbrido voltado exclusivamente para a praia, que mistura conceitos de hotelaria, condomínios residenciais e multipropriedade.

O projeto inovador surgiu da percepção de uma lacuna no mercado de hospitalidade do Nordeste que, segundo o CEO da VCA, Jardel Couto, não possui uma rede que seja referência em toda a costa litorânea para atender ao intenso turismo. Conforme ele, até 2028, serão construídos 50 empreendimentos espalhados pelos nove estados da região, totalizando 20 mil apartamentos e um valor geral de vendas (VGV) de R$ 5 bilhões.

O CEO destaca que a intenção é construir nos destinos mais desejados, com as melhores belezas naturais e a maior movimentação turística. Ele afirma que a empresa investirá capital próprio de cerca de R$ 1,2 bilhão e que, somente até o fim deste ano, serão lançados seis empreendimentos, com aportes de R$ 180 milhões e VGV de R$ 650 milhões.

Possibilidade de locação e troca de destinos

As unidades residenciais da rede YAH! serão vendidas aos consumidores finais, que poderão realizar o financiamento com a própria empresa ou com as instituições financeiras convencionais. Cada empreendimento terá em torno de 400 apartamentos que se dividem em studios para até quatro pessoas e studios para até oito pessoas. 

O preço dos apartamentos varia de R$ 199 mil a R$ 469 mil e os interessados terão a opção de comprá-los com decoração e mobília pronta ou sem. O empreendimento terá “roupagem” de hotelaria, dessa forma, o comprador de uma unidade poderá usufruir de piscinas, área de serviços e espaços para lazer e entretenimento para as diversas idades.

Os proprietários também terão a possibilidade de rentabilizar os imóveis alugando-os para terceiros. Essa locação para os turistas das praias do Nordeste poderá ser feita por conta própria ou pela rede YAH!, mediante o pagamento de 15% sobre o valor mensal do aluguel. Conforme Couto, essa alternativa foi criada para facilitar a vida de quem prefere não se preocupar com a burocracia de gestão do imóvel e tratativas com clientes. 

Outra característica singular do projeto é a chamada “troca de destinos”. Os proprietários terão a oportunidade de se hospedar em qualquer empreendimento da rede, pagando uma taxa de R$ 400 e cedendo sua unidade para a YAH! no mesmo período em que estarão hospedados. O CEO destaca que essa particularidade traz flexibilidade de viagem aos proprietários e garante que seu investimento não esteja vinculado a um único local.

Até 2025, a rede YAH! representará 40% dos negócios da VCA. O público-alvo, a princípio, serão, além dos nordestinos, os paulistas, goianos e mineiros, que são os principais consumidores das praias do Nordeste. Especificamente sobre Minas Gerais, Couto explica que é um estado estratégico para a empresa por ter uma população ávida pelo litoral e por entender que o projeto está atrativo para os consumidores. 

“Sabemos o quanto os mineiros são consumidores do produto praia. O fato de estar em um estado que não é banhado pelo litoral os obriga a buscarem os melhores destinos, e compreendemos que existe uma relação significativa deles com as praias do Nordeste. Queremos aproveitar para oferecer a esse público o que tem de melhor na região a um preço justo. Não tenho dúvida que essa sinergia acontecerá e dará match”, destacou.

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