Escola da Serra lança o “Espaço Educador”
 
                            A Escola da Serra, na região Centro-Sul da Capital, lançará em 14 de setembro o sua segunda publicação.
O livro “Espaço Educador” é um registro voltado para educadores e proprietários de escola sobre as descobertas da instituição relacionadas ao espaço onde o ensino é praticado.
A escola tem um projeto inovador, sempre buscando uma educação instigante e atrativa para crianças e adolescentes. Parte importante desta proposta é o espaço oferecido aos alunos – é fundamental que seja atrativo e convidativo para crianças e jovens, que estimule a convivência, a interação e a criatividade, o contato com a natureza e o movimento corporal. E que também abra possibilidades para os educadores proporem atividades.
“As transformações e descobertas que fizemos foram tão enriquecedoras para a construção da nossa concepção de educação que entendemos que seria interessante registrá-las para apresentar a proprietários de escolas, educadores, empreendedores que pensam em abrir uma escola e, principalmente, às escolas que venham se filiar a nossa rede. Para enriquecer ainda mais essa maneira de lidar com o espaço como elemento educador, agregamos outras soluções interessantes adotadas por escolas ao redor do planeta. Este livro, portanto, é a nossa contribuição para a busca permanente de coerência entre os espaços e as pessoas para formar um todo educativo” explica o diretor-geral da Escola da Serra, Sérgio Godinho.
Pesquisas, leituras, entrevistas e conversas com as escolas afiliadas de Pouso Alegre e Birigui, assim como outros espaços escolares deram origem ao livro “Espaço Educador”, uma parceria da Escola da Serra com Mach Arquitetos, Coletivo Micrópolis, o arquiteto Alceu Brito e a Crivo Editorial.
No dia 14 (quinta-feira), às 19h, ele será lançado na Escola da Serra, em um evento aberto ao público. Na ocasião, acontece também uma roda de conversa com autores, sarau literário e feira de produtos artesanais feitos pelos próprios alunos.
Este é o segundo livro lançado pela Escola da Serra. O primeiro é uma parceria com o tradutor Stefano Mimiza, a educadora Viviane Maia e a Crivo Editoral – a tradução do livro “As crianças pensam grande”, do educador italiano Franco Lorenzoni . Em 2024 será lançado um livro que conta a história da Escola da Serra.
Arquitetura
A Mach é uma empresa de arquitetura e urbanismo fundada em 1990. O campo de atuação da Mach é bastante amplo, e abrange projetos educacionais, residenciais, comerciais, culturais, esportivos e urbanos, ao lado de intervenções no patrimônio histórico edificado e projetos de grande complexidade. A cultura tem sido, nos últimos anos, a área que reúne as mais numerosas realizações do escritório, entre expografia, cenografia, arquitetura de museus e instituições culturais. No campo social, destaca-se a atuação da MACh em projetos em favelas e periferias, notadamente o Aglomerado da Serra e o Morro das Pedras, que teve como desdobramento mais recente (2017) a criação do Coletivo Levante.
A Micrópolis é uma empresa que atua na intersecção entre os campos da arquitetura, do design e da educação. Uma das nossas principais áreas de atuação consiste em traduzir narrativas, territórios e comunidades em projetos gráficos e editoriais de alta qualidade.
Ouça a rádio de Minas
 
 
       
             
             
             
             
             
             
             
             
            