Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (12/09)!

Presidente da OAB-MG recebe Medalha JK
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, recebe a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A cerimônia será realizada hoje, a partir das 10h. A Medalha JK foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais por meio da Lei 11.902, de 1995, e é entregue anualmente no dia do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A comenda é reconhecimento ao mérito cívico de personalidades e entidades que prestem serviços relevantes à coletividade, além de contribuir para o crescimento das instituições políticas e governamentais, priorizando os desenvolvimentos das cidades, do Estado e do País. Sérgio Leonardo acredita que esse reconhecimento é devido ao trabalho de toda a Seccional da OAB em Minas Gerais. “É gratificante receber a comenda tão prestigiada no Estado. Recebo em nome de toda advocacia, certo de que nosso trabalho traz frutos positivos para a sociedade mineira”, afirmou.
“Guimarães Rosa em Argila e Filmes”
Celebrar a vida e a obra de um dos maiores escritores brasileiros. Esse é o objetivo da mostra “Guimarães Rosa em Argila e Filmes”, em cartaz no Cine Santa Tereza a partir de hoje. Com dez filmes, a mostra celebra o movimento modernista nacional com uma seleção que faz referência ao universo narrativo retratado pela obra do escritor mineiro. A mostra integra uma programação multimídia, da qual faz parte também a exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argiloxilogravura”, do artista e professor Fábio Brasileiro, que presta uma homenagem ao centenário de nascimento do ilustrador de Sagarana, Poty Lazzarotto. As sessões acontecem até 24 de setembro e têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do cinema pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. A exposição faz um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da Arte em Cerâmica. A exposição, que conta com o patrocínio do Galpão Cine Horto, por meio do edital de ocupação da Galeria Corredor Rômulo Bruzzi, estará aberta à visitação até 29 de outubro.
“Pinheiros de Roma”
A próxima edição da série Concertos da Liberdade terá reservado seu lugar na história do Palácio das Artes e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Hoje e amanhã, será apresentado, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o concerto “Pinheiros de Roma”, em referência ao poema sinfônico do italiano Ottorino Respighi. Trechos do repertório serão apresentados hoje, às 12h, com entrada gratuita. Já o concerto de amanhã trará o programa integral, a partir das 20h30, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). As apresentações marcam a abertura do VIII Encontro da Associação dos Trompistas do Brasil, que acontece na mesma semana do concerto em Belo Horizonte. A partir deste encontro de datas, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais convidou 20 dos melhores trompistas do País para se apresentarem ao mesmo tempo e acompanharem a orquestra.
Nelson Ayres e Ricardo Herz
Trilhando caminhos nunca antes imaginados, o pianista Nelson Ayres e o violinista Ricardo Herz encaram o forró, o xote, o samba e o choro numa mistura de maestria e bom humor que já lhe renderam milhares de fãs mundo afora. O Museu Boulieu, em Ouro Preto, será palco amanhã, às 20h, de uma apresentação dos dois músicos. Nelson Ayres é pianista, maestro, arranjador, compositor e referência na música instrumental e na formação de novos talentos. A técnica de Ricardo Herz é considerada revolucionária dentro do violino brasileiro, levando o instrumento ao resfolego da sanfona, ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. O violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e a improvisação do jazz. Os ingressos já podem ser trocados na bilheteria do centro cultural, durante o horário de funcionamento ao público, por 1kg de alimento não perecível ou agasalho.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A Cinemateca é Brasileira”
O Memorial Vale recebe a partir de quinta-feira (14) e até o próximo domingo três filmes que fazem parte da mostra itinerante “A Cinemateca é Brasileira”, que vai visitar espaços culturais e salas de exibição em Belo Horizonte e outras cidades do País. Os filmes são “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, que será exibido na quinta-feira, às 17h30; “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e de Juliano Dornelles, cuja sessão será também na quinta-feira, às 20 horas, e “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), de José Mojica Marins, que faz parte da programação do Boa Noite Memorial,que acontece sábado (16) e domingo (17). ). O filme será exibido na madrugada de sábado para domingo, à 1h30. A entrada é gratuita. O evento faz parte do Projeto Viva Cinemateca, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos.
Ouça a rádio de Minas