Economia

Mercado Novo de BH lança sua primeira logomarca

Nova identidade visual é inspirada nos icônicos cobogós do mercado
Mercado Novo de BH lança sua primeira logomarca
Apesar do valor histórico, o Mercado Novo nunca teve uma marca oficial | Crédito: Mercado Novo / Divulgação

O Mercado Novo, localizado no centro de Belo Horizonte, lança sua primeira logomarca. Ela foi criada a partir de uma investigação da Greco Design no mercado, e os cobogós (os icônicos blocos vazados da fachada), foram os escolhidos para representar o local.

O designer, Gustavo Greco, relata que a luz entra no mercado pelos cobogós e, ao longo do dia, provoca mudanças e novas imagens em seus andares, corredores e espaços. “Esse elemento foi escolhido para ser símbolo no projeto de identidade e se desdobra em uma série de aplicações gráficas para a comunicação do mercado”, revela.

Crédito: Mercado Novo / Divulgação

O chamado “Novo Mercado Municipal” foi fundado em 1963 e desde então vem se consolidando como point de cultura, lazer e gastronomia, sem deixar de lado ofícios tradicionais. O mercado vem aliando tradição e inovação ao longo de seus 60 anos.

Apesar do valor histórico e da geração de desenvolvimento socioeconômico e cultural, o mercado nunca teve uma marca oficial, essa conquista veio após uma série de etapas de revitalização nos últimos anos. Para o síndico do Mercado Novo, Rômulo Guimarães, essa novidade marca uma nova fase para o local.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O Mercado está sendo reconhecido como a potência cultural que é. Daqui para frente, queremos atrair públicos ainda mais diversos, ampliando as opções de lazer, conforto, acessibilidade, sustentabilidade, entre outras”, afirma.

Tradição e inovação

A feira livre, as gráficas, luthierias, lojas de uniformes e os diversos restaurantes são apenas alguns exemplos da variedade de serviços do Mercado Novo. Entre as 1.200 lojas, muitas mantêm práticas antigas como a fabricação artesanal de velas e a produção de impressos em tipografia. Elas carregam consigo toda a autenticidade e simplicidade dos dias de fundação do mercado, tornando-o um verdadeiro retrato histórico da vida comercial de Belo Horizonte.

Hoje, o local ressurge com vigor na cena da capital, sendo ocupado por estabelecimentos da economia criativa e atraindo públicos diversos. É um espaço autêntico que celebra a vida urbana da cidade, mantendo-se conectado às suas raízes tradicionais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas