Veja os destaques da agenda cultural desta terça (19/09)!

Monólogo sobre o corpo
O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe hoje, às 20h, o espetáculo “E.L.A”, dentro o da programação do Festival Acessa BH. O espetáculo, que é um solo da atriz Jéssica Teixeira aborda uma temática diretamente relacionada ao corpo, trazendo questões como beleza, saúde, política, feminilidade e acessibilidade. Os ingressos são gratuitos, com retirada somente na bilheteria do Teatro, no dia da apresentação a partir de 18h, limitado a dois ingressos por CPF. A classificação é 14 anos. O monólogo, que mescla vídeo, artes plásticas e dramaturgia por meio de colagens e textos autobiográficos, leva para o público os questionamentos acerca do corpo e do seu papel na sociedade. O corpo pode ser muitos, trazer e fazer problemas, dá trabalho, pode ser o que se quer e o que não se quer. A peça traz a discussão sobre aceitação do corpo.
Ballet Jovem Minas Gerais
O Ballet Jovem Minas Gerais, dentro das celebrações dos 80 anos da Pampulha, vai apresentar as coreografias “E.L.A”, de Fred Veiga, e “TEX”, de Leandro Belilo, no Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, s/n, Alípio de Melo), hoje, às 20h. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no Sympla. O evento integra o Circuito Cultural Pampulha 2023. Estreia recente do Ballet Jovem Minas Gerais, que caminha independente desde 2016, “E.L.A” teve como pesquisa a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença rara e sem cura que ataca o sistema nervoso, enfraquecendo os músculos. A coreografia é assinada por Fred Veiga. Já o espetáculo “TEX” foi lançado em 2017 e é assinado pelo coreógrafo Leandro Belilo, diretor da Companhia Fusion de Danças Urbanas. A coreografia explora o cotidiano dos dançarinos brasileiros, assim como os obstáculos enfrentados pelos artistas. O título, a propósito, é uma referência a Marmitex, que transmite a realidade sem glamour que a dança cênica enfrenta no dia a dia.
“Mano Convida”
Na próxima quinta-feira (21), às 20h30, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe a 9ª edição do projeto “Mano Convida”. Agora, o músico Dudu do Cavaco convida o sambista Dudu Nobre. Também estarão no palco a banda e orquestra de câmara Comarca 5.2. e com a participação especial do Coral Voz Ativa, composto por educandos (pessoas com e sem deficiência) do Instituto Mano Down – sob regência do Maestro Daniel Viana. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser adquiridos no site Eventim ou na bilheteria do Teatro. A classificação é livre. Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para os programas sociais do Instituto Mano Down, que atende a mais de 500 famílias de pessoas com e sem deficiência e oferece atendimentos socioassistenciais e de saúde, atividades de vivências culturais e esportivas, inclusão escolar e no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo e geração de renda.
Exposições de Eduardo Hargreaves
As exposições “Brasil, Hy Brasil” e “Cartas para um lugar”, do artista Eduardo Hargreaves, ficam em cartaz na Albuquerque Contemporânea (rua Antônio de Albuquerque, 885, Funcionários) até o próximo sábado (23). As obras estão expostas no mezanino da galeria, que é aberta ao público, de hoje a sexta-feira, de 10 às 19h, e no sábado, de 10h às 13h30. Em “Brasil, Hy Brasil”, Eduardo apresenta o encontro de diferentes investigações e processos, conectado pelas palavras: presença e ausência. Os trabalhos relatam uma forma singular de percepção dos distintos modos de desaparecimento, apagamento ou subtração de sujeitos, lugares e histórias. Já em “Cartas para um lugar”, o artista questiona a construção e elaboração de um espaço por meio de múltiplas leituras e os diversos entendimentos que os mapas oferecem ao olhar e às possibilidades de sua reconstrução e ressignificação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Réplicas de tubarões
Conhecidos por despertarem um misto de curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades, os tubarões são o tema de uma exposição inédita no BH Shopping. Até 15 de outubro o mall recebe réplicas de 25 espécies em tamanho real, 15 delas com movimentos. Os animais estão expostos em cenários nos pisos Nova Lima e Mariana, com decoração carregada de elementos típicos do fundo do oceano, como corais, plantinhas e algas. A visitação é gratuita e aberta ao público. Entre os peixes disponíveis estão o famoso tubarão-branco, predador recorrente nos filmes de Hollywood, martelo, seda, peregrino e tigre. A mostra conta ainda com uma coleção de 15 exemplares de mandíbulas dos animais e dois ambientes para fotos instagramáveis. A Exposição Sharks tem três atrações com bilheteria. A Pesca Shark e o trenzinho Tutu Barão, ambos para todas as idades, e o Carrossel Marinho, para crianças de três a sete anos.
Ouça a rádio de Minas