Variedades

Brahma Kumaris abre exposição sobre a paz

Instalações, obras interativas e imersivas vão conduzir o público a serem não apenas espectadores, mas promotores da paz
Brahma Kumaris abre exposição sobre a paz
Crédito: Divulgação/Maio Comunicação

Em tempos tão confusos nos quatro cantos do mundo, refletir sobre a paz é tarefa das mais urgentes. Pensando nisso, a Brahma Kumaris apresenta a exposição “Paz em todas as línguas”, com abertura na próxima quinta-feira (21), às 10h, na Passarela Cultural, no prédio anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais Professor Francisco Iglesias, na Praça da Liberdade. A mostra coletiva conta com algumas instalações e obras interativas e imersivas e pretende encantar, surpreender e inspirar o público a assumir também a tarefa de se tornar um pacificador.

A exposição conduz o visitante a duas experiências: uma contemplativa e outra, mais interativa. Entre as obras do espaço contemplativo, destaque para a “Oceano de Conhecimento”, com oito telas penduradas sobre um imenso painel do oceano que trazem reflexões sobre alma e matéria (consciência de paz), de onde viemos e para onde vamos? (a morada da paz), a lei da causa e efeito (ações de paz), etc.

Outra obra, “A tenda da paz / Gire a paz em silêncio”, é um ambiente imersivo, uma tenda branca de meditação com iluminação e música ambiente para meditação. Ao entrar no espaço interativo, o visitante encontra um ambiente lúdico e divertido com uma imensa projeção audiovisual em stop motion: “E assim deve ser – Que essa canção traga paz!”.

Já na obra “Pinte a Paz”, as pessoas podem colorir um painel na parede enquanto pensam no tema da paz. Na obra “Pacifique sua Vida”, o convite é girar uma roda na parede e identificar as áreas da vida que necessitam ser pacificadas. Há ainda um espaço central para se sentar e fazer pinturas e desenhos sobre a paz.

A “Paz em todas as línguas” é a obra que dá nome à exposição: diversas caixas nas quais se pode ler depoimentos de jovens de várias partes do mundo compartilhando suas experiências de como pacificam suas vidas. Na obra “Paz na Natureza”, uma imensa bola de plástico filme simulando o planeta, cercada de outras bolas menores em plástico e metal, convidam a refletir sobre o uso do plástico e a prática da mineração que tanto prejudicam o meio ambiente (“Minere a paz/ Garimpe a paz/ Não plastifique, pacifique”); na obra “Mire na Paz”, a reflexão é sobre a importância do desarmamento (“Mire na paz/ Atire flores de luz”).

O propósito da exposição é oferecer inspiração e também algumas pistas sobre a verdadeira natureza e o poder da paz que cada indivíduo já carrega em si. Ela pretende mostrar um “espaço interior”, onde sempre se poderá encontrar paz. Cada ser humano é um ‘pacificador’em potencial no mundo de suas casas e de seu trabalho, bem como no próprio mundo. Mas primeiro é preciso redescobrir a paz interior e conhecer seu poder. É uma descoberta razoavelmente fácil. Mas requer uma tomada de consciência.

Abertura

A exposição terá uma palestra de abertura na quinta-feira, às 19 horas, ministrada por Goreth Dunningham e Alex Pochat, no auditório da Biblioteca Pública de Minas Gerais.

Goreth Dunningham é graduada em comunicação e design de moda, editora da revista OmLine, escreveu dois livros e coordena uma unidade da Brahma Kumaris em Salvador. Alex Pochat possui doutorado em música pela UFBA e é professor de Raja Yoga também pela Brahma Kumaris.

A Brahma Kumaris é um movimento espiritual difundido por mais de 110 países, com sede em Mount Abu (Índia), escritórios em Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova York (EUA) e Sidney (Autrália). A BK promove meditação, a prática filosófica da Raja Yoga, retiros espirituais, iniciativas ambientais, projetos educativos, culturais e artísticos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas