Inteligência financeira evita erros de gestão

Ter inteligência financeira é essencial para a sustentabilidade e o sucesso, tanto na vida pessoal quanto na gestão de negócios. Analista do Sebrae Minas, Hudson Duarte Teixeira destaca que são várias as vantagens obtidas com o desenvolvimento desse tipo de inteligência, entre elas a redução dos erros, já que a pessoa passa a ter dados mais precisos.
“As decisões que ela vai tomar serão extremamente assertivas, a chance de dar errado diminui drasticamente”, observa.
Quem tem uma boa relação com dinheiro domina a inteligência financeira. O termo representa a capacidade e a habilidade de gerenciar as finanças pessoais ou empresariais, tomando decisões assertivas e bem informadas sobre como ganhar, gastar, investir e economizar dinheiro.
A inteligência financeira é a habilidade de entender os conceitos financeiros básicos, como orçamento, poupança, investimento e planejamento financeiro, e aplicá-los de modo estratégico para alcançar metas financeiras em curto e longo prazos.
Uma das principais formas de desenvolver a inteligência financeira é investir em conhecimento. O especialista ressalta que o Sebrae Minas atua em várias frentes para ajudar um empreendedor a desenvolver esse tipo de habilidade, seja oferecendo cursos e oficinas, nas quais ele vai adquirir conhecimento sobre o assunto.
O Sebrae tem, por exemplo, a oficina “In_book Pocket: Inteligência Financeira”, que contempla um conteúdo para quem quer tomar as melhores decisões e organizar a vida financeira. São abordados temas como o funcionamento e o processo de tomada de decisão, planejamento financeiro, mapeamento da situação financeira atual, além de dicas para aumentar o sucesso do planejamento financeiro.
“O Sebrae também disponibiliza ferramentas, desde planilhas, fichas de controle, sites que oferecem formas para fazer os controles e organizar os dados para tomar as melhores decisões”, diz Teixeira.
Além disso, a entidade fornece serviços de consultoria que ajuda o empreendedor a interpretar dados e a tomar as decisões mais assertivas. “O Sebrae também promove eventos, feiras e palestras que ajudam no networking”, observa.
Além do conhecimento na área, o analista do Sebrae Minas destaca que a ajuda psicológica pode ser necessária para quebrar padrões culturais, ensinamentos com relação ao padrão de consumo. “Geralmente, é aconselhável a pessoa procurar um profissional da área, um psicólogo que tenha especialização em empreendedorismo, na área de negócios, para poder orientá-lo, para poder desmistificar certos pensamentos”, recomenda.
Fundamental
Para a empreendedora Iazodara Bastos, proprietária da Delícias da Nonoca, ter inteligência financeira é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. “Sem conhecimentos de finanças, sem saber precificar, você pode trabalhar muito, por horas, vender muito e, ainda assim, não ter o lucro necessário. A boa gestão financeira é essencial para fazer os negócios girarem”, observa.
Ela ressalta que ter talento para oferecer um produto ou serviço não é suficiente para que um empreendimento se mantenha no mercado. “É necessário saber administrar a empresa e buscar capacitação”, diz. A empreendedora de Belo Horizonte já fez vários cursos, alguns no Sebrae Minas.
Para ela, é essencial que o empreendedor faça um planejamento e busque ajuda. “O Sebrae tem expertise, o que pode ajudar o empreendedor antes de ingressar no mercado ou mesmo depois, dando direcionamento, o que pode ser decisivo para uma empresa se manter ou não no mercado”, frisa.
Iazodara Bastos, mais conhecida como Dara, antes de ter seu próprio negócio, trabalhou como técnica de patologia clínica. Com formação em Relações Públicas, ela atuou no segmento de vendas. A hoje empreendedora conta que sempre gostou de fazer doces e que foi a sua mãe que deu a receita para fazer palha italiana. Na época, ela fazia e vendia para ter uma renda extra. Ela lembra que o objetivo principal das vendas era a ida para Carnaval de Salvador.

Empreendedores percebem a importância de saber lidar com as finanças
A empreendedora Ivis Teles, proprietária da Essencial Estética e Spa, diz que sentiu necessidade de entender mais sobre finanças, que ela considera como a base para um empreendimento de sucesso. “Acho que, como a maioria dos empreendedores, busquei muito conhecimento técnico sobre a minha área e sobre marketing digital, mas nunca sobre finanças”, diz.
Ela está fazendo o processo formativo do “Aquilombar: Fortalecimento da Rede Afroempreendedora”, desde setembro. Realizado pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) Move Cultura e BrazilFoundation, o projeto promove capacitação e empoderamento de pessoas pretas que já possuem seus empreendimentos ou ainda estão gestando a ideia de um negócio.
Ivis Teles revela que decidiu criar o espaço de Spa em dezembro de 2021, personalizado para mulheres que, como ela, precisam de um momento na rotina para recarregar as energias, além de se sentirem acolhidas, mais femininas, mais felizes e com mais foco e confiança para retomar seus projetos. “Sempre tive o sonho de empreender e vi na estética integrativa uma oportunidade, algo que transforma vidas de mulheres que precisam deste acolhimento em sua rotina”, ressalta.

Sem aposentadoria
No mercado desde janeiro deste ano, a empreendedora Valéria Azalim Batista diz que percebeu a necessidade de aprender mais sobre gestão e finanças ainda durante a pandemia. “Fiz um curso de finanças. Aprendi a separar o meu dinheiro e o dinheiro da empresa.”
Ela recomenda que o empreendedor busque informações e aprenda mais sobre o assunto. Para ela, o Sebrae, que é especialista no mundo do empreendedorismo, é uma boa opção. “Eu conto com o apoio de uma mentoria de uma empresa”, frisa.
Foi com a aposentadoria que Valéria Batista pensou em empreender em uma área que era até então um hobby: velas aromáticas. “Durante a pandemia, eu fiz a preparação, cursos de aprofundamentos, testes e desenvolvi um e-book, antes de colocar o meu curso no mercado, o que aconteceu neste ano”, diz.

Ela desenvolveu um curso on-line “My Candles – curso de velas aromáticas”. Com a boa aceitação no mercado, que a surpreendeu positivamente, ela já tem outro lançamento previsto para novembro, no segmento de perfumaria.
Hábitos para uma boa inteligência financeira, segundo o Sebrae Minas:
- Fazer um planejamento financeiro. Estabeleça metas financeiras claras e crie um plano para alcançá-las;
- Controlar os gastos. Crie o hábito de fazer um controle financeiro, por meio de planilhas ou de aplicativos de gestão financeira;
- Estabelecer prioridades. Decida onde você deseja direcionar seu dinheiro. Determine quais despesas são essenciais e quais podem ser reduzidas ou eliminadas.
Ouça a rádio de Minas