Período sabático exige consciência e produtividade

Priorizar momentos de pausa e descanso. Esse é o alerta para trabalhadores e empresários em um mercado que exige cada vez mais produtividade. Desfrutar de um período sabático em favor da saúde mental pode parecer um sonho distante para a maioria das pessoas.
No entanto, Eberson Terra e Iara Vilela contestam esse senso comum com o livro “Sabático: o poder da pausa”.
Em pré-venda pela editora Alta Books, a obra propõe um guia objetivo e abrangente para quem deseja fazer uma pausa na carreira.
A ideia para o livro surgiu durante o planejamento do sabático dos próprios autores. Embora tenham se deparado com histórias inspiradoras, Eberson Terra e Iara Vilela não encontraram um conteúdo prático no mercado editorial.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A partir daí, eles decidiram produzir um conteúdo que compartilhasse as complexidades e desafios do processo.
“Nossa principal motivação foi a de contribuir com as pessoas que sentem as mesmas dúvidas e dificuldades na hora de tentar colocar no papel os planos, que podem parecer ‘apenas’ um sonho. Essa falta de norte pode fazer com que alguém desista de tirar esse tempo justamente pelo fato de se sentir inseguro e vulnerável”, contam os autores.
A publicação faz uma contextualização histórica do sabático, desconstrói a ideia de simplesmente abandonar tudo, abordando o processo para um planejamento “com os pés no chão”.
Além disso, o livro trata ainda da priorização da saúde mental, as atividades essenciais durante o período sabático e a reintegração após esse intervalo.
Apesar da tendência de associar o período sabático a viagens, os autores ressaltam que é possível aproveitar essa pausa para investir em estudos, engajar-se em atividades voluntárias, dedicar mais tempo à família (ou cuidar de um ente querido que exija atenção especial), buscar uma jornada espiritual ou planejar uma transição de carreira ou estilo de vida.
“Na prática, o sabático é uma experiência de vida com início, meio e fim, com um objetivo traçado para este período. Vale ressaltar que um sabático não deve ser confundido com nomadismo digital, onde se trabalha enquanto se viaja e se reside em diversos locais diferentes, nem tampouco com férias”, explicam.
Independentemente do propósito do sabático, os autores reforçam no livro a necessidade de planejamento e de manter o foco.
“É extremamente importante fazer uma pesquisa detalhada do quanto esse período vai custar financeiramente. Com isso em mãos, é hora de avaliar suas finanças, se você já tem o montante ou por quanto tempo deve fazer uma poupança. Em nenhuma hipótese apoiamos o ‘chutar o balde’ e largar tudo de uma hora para a outra. Sem o planejamento adequado, é fácil perder o foco e até se endividar, causando ainda mais incerteza sobre o futuro”, comentam.
Eberson Terra e Iara Vilela reconhecem que a possibilidade de tirar uma pausa pode não ser viável para todos, especialmente levando em consideração as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.
No entanto, o objetivo do livro é auxiliar aqueles que têm a oportunidade de planejar essa pausa e colocar esse planejamento em prática de forma consciente e produtiva.
Segundo os autores, o mercado tem mostrado bons exemplos de empresas que permitem e incentivam profissionais a buscarem um período de equilíbrio, para tê-los recuperados em um segundo momento.
“Empresas como a IBM, Bosch e outras oferecem a seus colaboradores a possibilidade de pausa laboral não remunerada, como uma solução para profissionais que buscam o autoconhecimento, descompressão e propósito longe do trabalho por um tempo determinado”, concluem.
Ficha técnica
Sabático: o poder da pausa
Autores: Eberson Terra e Iara Vilela
Editora: Alta Books
Páginas: 159
Preço: R$ 38,40
Ouça a rádio de Minas