Economia

Mudanças regulatórias e tecnologia são desafios para contadores

Reforma Tributária deve gerar impacto significativo para a categoria, segundo o CRCMG
Mudanças regulatórias e tecnologia são desafios para contadores
Segundo Suely Oliveira, Minas Gerais tem 33,9 mil contadores | Crédito: Fernanda de Oliveira/CRC-MG /Divulgação

Hoje é Dia do Contador, categoria profissional que enfrenta vários desafios, como as mudanças regulatórias e fiscais, além da rápida evolução da tecnologia, incluindo a automação e a inteligência artificial.

“Um ambiente dinâmico e complexo exige flexibilidade, atualização constante e uma abordagem proativa para atender às demandas do mercado contemporâneo”, observa a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira. Minas Gerais conta com 33.961 contadores e 10.070 organizações contábeis.

A data é comemorada no dia 22 de setembro porque neste dia, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no País o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis.

Desde então, muita coisa mudou e as ferramentas tecnológicas têm exercido um impacto profundo e transformador na profissão contábil, segundo a dirigente. Para ela, a automação de tarefas repetitivas, como a classificação de transações financeiras e a geração de guias e relatórios, tem permitido que os profissionais contábeis se concentrem em atividades de maior valor agregado, como as análises financeiras estratégicas e a consultoria tributária especializada. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, ela acrescenta que inteligência artificial possibilita uma análise mais precisa e rápida de grandes conjuntos de dados, reduzindo o risco de erros humanos, contribuindo para a tomada de decisões mais informadas e assertivas. 

“No entanto, ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, os contadores também enfrentam desafios na adaptação às mudanças e na garantia de que seus conhecimentos e habilidades continuem sendo relevantes em um ambiente cada vez mais digital”, observa. 

O contador e docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac de Contagem, Márcio Souza e Silva, concorda que o grande desafio da categoria é a constante atualização, como o uso das tecnologias. Dessa forma, o profissional tem que estar sempre em formação, buscando conhecimento para se manter competitivo no mercado. “A demanda está em alta, o desafio é a qualificação”, frisa.

Reforma tributária

Além do constante avanço tecnológico, a reforma tributária em andamento no Brasil tem o potencial de gerar um impacto significativo na profissão contábil, na avaliação da presidente do CRCMG.

Para ela, uma das mudanças mais relevantes é a simplificação do sistema tributário. “Ao mesmo tempo em que isso pode reduzir a complexidade das obrigações fiscais para empresas e indivíduos, tornando o processo contábil mais eficiente, a transição para esse novo sistema e a adaptação às novas regras exigirão um esforço significativo por parte dos profissionais para garantir a conformidade e maximizar os benefícios para seus clientes”, analisa.

Suely de Oliveira observa que a reforma tributária pode impactar a demanda por serviços contábeis, com empresas buscando orientação sobre como otimizar suas estratégias em um ambiente fiscal reformulado.

“Portanto, a profissão contábil no Brasil enfrentará desafios e oportunidades à medida que a reforma tributária se desenrola, exigindo adaptabilidade e expertise para navegar com sucesso por essas mudanças”, frisa.

Ela conta que, tendo em vista essas variáveis e com objetivo de contribuir ativamente, o Conselho Federal de Contabilidade está participando de audiências públicas da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal, cobrando mais dados e estudos sobre o impacto econômico e social da reforma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas