Azul avalia instalar centro de manutenção em Confins

A Azul Linhas Aéreas avalia a construção de um hangar para centro de manutenção no BH Airport, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O investimento pode ocorrer em meio à expansão das operações da companhia no terminal.
O anúncio foi feito pelo diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, durante evento, nesta sexta-feira (22), em que marca a retomada dos voos entre Belo Horizonte e Orlando, na Flórida (EUA).
“Sobre obras, nós estamos ainda conversando e buscando formas de viabilizar um novo hangar. Efetivamente, temos uma operação grande, então, com toda essa quantidade de voos e aeronaves, a gente precisa ter um hangar para que nossa frota seja muito bem cuidada. Nós já temos um em Minas, na Pampulha, e nós, em breve, nos próximos meses, provavelmente, teremos algum anúncio para tratar deste tema específico do hangar de manutenção” explicou Grandolfo.
A companhia aérea já conta com um hangar no Aeroporto da Pampulha.
Este poderá ser o segundo centro de manutenção de uma das players do setor aéreo do Brasil no terminal em Confins. Atualmente, no BH Airport está o Centro de Manutenção da Gol.
Em 2021, o então presidente da BH Airport, Kleber Meira, chegou a afirmar que a Azul iria instalar um hangar no principal aeroporto de Minas Gerais. Já no início deste ano, quando o governo estadual divulgou medidas para fomentar o setor aéreo, o então diretor de Relações Institucionais da empresa, Fábio Campos, sinalizou que a companhia poderia fazer investimentos no terminal. “Em breve vamos voltar a Belo Horizonte para fazer um novo anúncio, de capacete e pés na terra”, afirmou Campos na época.
Azul amplia as operações
No domingo, 24 de setembro, a companhia aérea retomará os voos diretos para Orlando. Os voos regulares acontecerão duas vezes por semana.
Conforme o diretor de Relações Institucionais da Azul os voos serão operados às sextas-feiras e aos domingos, partindo da capital mineira às 9h30 e com chegada prevista na Flórida às 17h30.
Em direção ao Brasil, as ligações acontecerão nos mesmos dias. Assim, a decolagem do Aeroporto Internacional de Orlando ocorrerá às 21h e a chegada em Belo Horizonte às 6h.
A retomada dos voos regulares para Orlando é importante para a empresa que já operava a linha antes da pandemia. A demanda alta pelo destino também é um dos fatores que motivou a retomada.
“O anúncio do início dos voos regulares de Confins para Orlando é importante e mostra a retomada plena da Azul no pós-pandemia. Orlando é um destino que o brasileiro adora. As crianças, os adolescentes têm o sonho de ir para a Disney. A demanda é sempre crescente. Confins é a terceira origem do Brasil para Orlando, já tínhamos esta operação em Campinas e em Recife. Essa ampliação mostra como o destino é forte e tem funcionado muito bem”, explicou.
Movimento ganhou força em 2023
A ampliação dos voos internacionais partindo do BH Airport ganhou força em 2023. Além de Orlando, a Azul já oferece voos diretos de Belo Horizonte para Curaçao, no Caribe e, também, para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
O aeroporto tem se tornado uma referência nos planos de ampliação da companhia aérea. Atualmente, o BH Airport conta com 90 voos diários da Azul para 49 destinos no Brasil e no exterior. Devido à conectividade oferecida pelo aeroporto, a tendência é ampliar ainda mais as opções.
“Vamos continuar olhando para outros destinos internacionais a partir de Confins. Além dos voos para a Flórida, também já temos voos para Curaçao. Então, a nossa expectativa é muito positiva e, em breve, poderemos voltar com mais novidades sobre o crescimento da nossa malha em Minas Gerais”.
O gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, destacou que os investimentos na ampliação dos voos são importantes para o desenvolvimento do Estado.
“Nós temos um Estado pujante, focado em iniciativas privadas e na atração de investimentos. Os aportes geram desenvolvimento e turismo para Minas Gerais. Então, essa é a melhor forma de desenvolver o Estado de maneira rápida, tendo uma boa escala de voos dentro do Estado”.
Azul aumenta a oferta para o interior do Estado
Além de ampliar as operações de Minas Gerais para o exterior, a Azul também está investindo na expansão dos voos partindo do BH Airport, em Confins, para o interior do Estado. Assim, a partir de dezembro, a empresa aumentará a disponibilidade de assentos em várias rotas regionais.
Dentre os trechos, o que conecta a Capital a Varginha terá um aumento na capacidade de 36 para 54 lugares. Da mesma forma, Araxá terá um incremento de 63 para 280 lugares. Para Patos de Minas, os assentos passarão dos atuais 27 para 210 semanais. A ampliação será por meio de upgrade de equipamento e da frequência dos voos.
Em outubro, também será iniciado o voo do BH Airport para Manhuaçu.
“A parceria firmada entre o BH Airport, o Governo do Estado e a Azul está avançando. Por isso, temos feito anúncios recorrentes de novos destinos. Daqui a pouco, já no próximo mês, vamos inaugurar o voo para Manhuaçu”, disse o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.
Os planos também são de incremento nos destinos nacionais. A partir de outubro, a empresa vai operar cinco novos destinos no Nordeste saindo de Belo Horizonte. Os voos serão para Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Teresina (PI). Além disso, na alta temporada, as novas rotas serão para Santarém (PA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
Ouça a rádio de Minas