Economia

IPCA-15 da Grande BH fecha em alta de 0,32% em setembro

A região fechou o ano com uma variação positiva de 3,93%
IPCA-15 da Grande BH fecha em alta de 0,32% em setembro
O grupo dos transportes foram os principais responsáveis por esse resultado | Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo / Diário do Comércio

A prévia da inflação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,32% em setembro. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador voltou a apresentar crescimento após o recuo de 0,18% no mês anterior. O transporte foi o grupo de produtos e serviços que mais contribuiu para este resultado, com alta de 2,77% no período.

Por outro lado, os grupos responsáveis por segurar esse avanço no IPCA-15 da região foram os grupos de alimentação e bebidas (-0,8%), habitação (-0,36%) e despesas pessoais (-0,03%).

Já no acumulado do ano, a RMBH registrou uma variação positiva de 3,93%. As maiores elevações foram observadas nos grupos de habitação e educação, com 8,53% e 6,92%, respectivamente.

Enquanto alimentação e bebidas (-1,79%) e os artigos de residência (-1,54%) foram os únicos a apresentarem reduções no período.

Na comparação com o resultado apresentado no cenário nacional, a Grande BH ficou 0,03 pontos percentuais (p.p.) abaixo da média brasileira no mês de setembro (0,35%) e 0,97 p.p. inferior que o restante do País (3,74%) na variação acumulada de 2023.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas