Restituição do imposto de renda vira oportunidade de investimento

A Receita Federal liberou, no último dia 22, o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento, que será realizado no dia 29 de setembro, surge como oportunidade de investimento para aqueles que não contavam com esse recurso.
Para Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, o momento é ideal para colocar mudanças de hábitos em ação.
“É um momento de se reorganizar e definir as prioridades, gastando o menos possível, ou seja, usar o dinheiro apenas para as necessidades reais, e poupar o que sobrar para investir com segurança. O mais importante é se atentar para não entrar no vermelho”, esclarece.
A partir desta perspectiva, a executiva selecionou cinco sugestões de como poupar dinheiro e começar a investir a partir da oportunidade citada. Confira!
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Estabeleça objetivos
O primeiro passo, segundo a executiva, é ter em mente quais são os principais objetivos que foram cruciais para a decisão de poupar dinheiro. A profissional reforça que é preciso abrir mão de gastos não essenciais para investir e traçar metas, como a compra de um carro, casa, a realização de uma viagem ou uma garantia de estabilidade no futuro.
Liste quais são os gastos fixos do mês
Para Thaíne Clemente, o início do mês é o melhor momento para rever gastos e se organizar. Portanto, o recomendável é que neste período sejam calculados todos os gastos fixos mensais e em seguida elencados por prioridade. A executiva acrescenta que logo em seguida, seja estabelecida uma quantia mensal para gastos com entretenimento, podendo assim adaptar ao longo do mês de acordo com necessidades ou eventuais imprevistos.
Defina uma quantia mensal de economia
Após a definição de gastos fixos, é recomendado que se defina uma parte da quantia total para que seja economizada. “Não importa se for apenas R$ 50, o importante é se educar para poupar impreterivelmente todo mês”, afirma a executiva.
A profissional afirma que quanto maior o valor a economizar, melhor. No entanto, uma quantia mínima deverá ser respeitada.
Evite dívidas com compras no crédito
Ter em mãos um cartão de crédito requer controle e responsabilidade. O conselho é que os gastos nessa modalidade sejam evitados ou utilizados com moderação para assim evitar imprevistos no fim do mês.
Invista com rentabilidade
Guardar dinheiro do Imposto de Renda em casa ou na poupança é um erro cometido por muitas pessoas. A executiva indica que existem opções mais rentáveis no mercado com a mesma segurança que a poupança oferece. “O recomendado é fazer um investimento no mercado, mas, para isso, vale avaliar qual seu perfil de investidor com um profissional da área, que irá te instruir sobre investimentos seguros e acessíveis”, acrescenta.
Ouça a rádio de Minas