Negócios

BDMG assina contrato para diversificação de investimentos em Itatiaiuçu

Com a iniciativa, o banco concederá crédito diferenciado para atrair empresas de segmentos variados
BDMG assina contrato para diversificação de investimentos em Itatiaiuçu
Adelcio Rosa de Morais, Gabriel Viégas Neto e Ronaldo Barquette, da esquerda para a direita | Crédito Divulgação BDMG

Um convênio para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, criado pela Prefeitura de Itatiaiuçu, na Região Central do Estado, com objetivo de investir e incentivar a diversificação da economia da cidade, foi assinado hoje pelo presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, e o prefeito da cidade, Adélcio Rosa de Morais (PSC).

“Com a criação do Fundo de Desenvolvimento para atrair médias e grandes empresas para Itatiaiuçu, ampliamos o nosso apoio aos municípios mineiros. Além do financiamento de projetos, agora também apoiaremos a atração de investimentos estratégicos para a cidade. Além disso, com essa iniciativa, será possível expandir e atender outros municípios interessados que também buscam diversificar a atividade econômica”, explica o presidente do BDMG.

O investimento feito pela prefeitura é de R$ 30 milhões, mas o banco poderá triplicar esse valor em oferta de aportes com condições mais competitivas. 

A principal fonte de arrecadação de Itatiaiuçu é a mineração, então para atrair investimentos de outros setores para a cidade, a gestão do Fundo vai permitir ao BDMG oferecer às empresas com faturamento bruto anual acima de R$ 16 milhões crédito em condições especiais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o prefeito de Itatiaiuçu, esse marco sinaliza uma forma estratégica de preparar a cidade para um futuro sustentável, com o fim da atividade minerária. “Essa nova frente vai se juntar às demais políticas públicas já implementadas, por meio do Itatiaiuçu Conecta – Programa de Desenvolvimento Econômico, lançado em maio deste ano e torná-la mais competitiva, fortalecendo a nossa economia, ainda tão dependente dos royalties da mineração”, afirma.

O aumento dos investimentos na cidade deverá resultar em mais oportunidades de emprego, já que as empresas que solicitarem o financiamento terão que contratar trabalhadores locais e gerar empregos diretos e indiretos no município.

O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette, também participou da reunião de assinatura. Para ele, os municípios, como destino final dos empreendimentos, são fundamentais para o processo de atração de investimentos, por isso, precisam estar em consonância com as políticas públicas do Estado.

“A iniciativa de criação desse fundo é um grande diferencial e que certamente irá atrair a atenção de investidores de diversas outras cadeias produtivas, promovendo a geração de empregos e o desenvolvimento local”, defende.

*estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas