Economia

Governador Valadares pode ter fábrica da Hypofarma

Com sede em Ribeirão das Neves, empresa pretende fabricar injetáveis e medicamentos oncológicos em Governador Valadares, a partir de 2026.
Governador Valadares pode ter fábrica da Hypofarma
A produção de medicamentos injetáveis da Hypofarma inclui 34 produtos, entre analgésicos, sedativos e antibióticos | Crédito: Divulgação Hypofarma

A Hypofarma, especializada no desenvolvimento e comercialização de medicamentos injetáveis, sediada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugura na quinta-feira (5), uma filial em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O investimento inicial de cerca de R$ 10 milhões dará origem a um escritório que prevê fortalecer a presença da empresa no mercado nacional e também conquistar mercados internacionais. Até 2026, sob aportes totais de R$ 500 milhões, a unidade dará lugar a uma nova planta industrial da empresa, na cidade. Para tirar o projeto do papel, além de recursos próprios e via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a farmacêutica também vai ao mercado prospectar potenciais investidores parceiros.

De acordo com o diretor-executivo comercial da Hypofarma, Antonio Soares, a escolha da cidade obedeceu a fatores como a ser parte da área mineira atendida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a proximidade com os portos do Espírito Santo, o que facilita a exportação, e ser um polo da indústria da saúde.

“A indústria farmacêutica tem olhado muito para essa região. É uma posição estratégica para a distribuição dentro do Brasil e também para a exportação. Somos uma empresa de Minas para o mundo e o nosso objetivo é reduzir a dependência de insumos externos”, explica Soares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A expectativa é que a farmacêutica gere 400 empregos diretos em Governador Valadares, totalizando mil vagas diretas no Estado. A unidade será capaz de produzir injetáveis e medicamentos oncológicos.

“A nova fábrica também vai contar com uma área de desenvolvimento de novos produtos, como para doenças raras, por exemplo. Isso amplia a nossa relevância no mercado e permite a criação de empregos de melhor qualidade na região”.

Medicamento injetáveis

A produção de medicamentos injetáveis da marca inclui 34 produtos, entre analgésicos, sedativos e antibióticos. Entre os principais clientes da fabricante estão grandes grupos hospitalares, além de clínicas, órgãos públicos da área de saúde e distribuidores.

Enquanto a nova planta produtiva não fica pronta, a filial do Vale do Rio Doce dá suporte à ampliação e estruturação da equipe comercial, de marketing, de novos negócios e alianças estratégicas. Isso inclui a criação de uma força de vendas, tanto interna quanto externa, com foco na promoção de produtos e serviços distribuídos para todo o País, com maior demanda em Minas Gerais, São Paulo e estados da região Sul.

No portfólio da empresa estão mais de 17 linhas de medicamentos de diferentes classes terapêuticas, como anestésicos, corticosteróides, vitaminas, antibióticos, hipertensores, anti-hipertensores, adjuvantes no tratamento oncológico, dentre outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas