Economia

Crédito parcelado é opção de consumidores para Dia das Crianças

Pesquisa da Fecomércio identificou empecilhos e pontos positivos para o 12 de outubro; na lista estão formas de pagamento e lojas cheias
Crédito parcelado é opção de consumidores para Dia das Crianças
Crédito: Adobe Stock

Outubro é a melhor época do ano para o segmento de brinquedos, já que indica a aproximação do Dia das Crianças e do Natal – principal data para o comércio varejista. Entretanto, o que para lojistas, na maioria das vezes, indica aumento das vendas, para os consumidores, podes significar compra no cartão de crédito e lojas cheias.

Levantamento realizado pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), em Belo Horizonte, identificou empecilhos e pontos positivos para o dia 12 de outubro deste ano. 

A maioria dos consumidores entrevistados na capital mineira afirmou que irão comprar dois presentes, sendo brinquedos o principal item citado (47,5%), seguido de roupas (18,6%) e calçados (8,5%). 

E, mesmo com o gasto médio (ticket médio) de R$ 174,05, a forma de pagamento mais citada para a data foi o cartão de crédito com parcelamento, para 37,9%. O pagamento em dinheiro veio logo depois, revelado por 20%, e para 18,9% o pagamento será no crédito à vista. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O estudo também descobriu alguns dos fatores que podem desestimular as compras no período, e entre eles estão o preço alto dos produtos, lojas cheias, mau atendimento e falta de variedade entre os presentes. Além destes, há também motivos que limitam os gastos, como a percepção de crise econômica e, novamente, o preço alto e lojas muito movimentadas. 

Apesar desses fatores, a maioria das pessoas que vão presentear nesse período disseram que promoções podem atraí-los às compras (69,5%) e o preço reduzido dos itens para 35,8% também é um atrativo. 

Junto a isso, 24,2% dos entrevistados disseram que vão comprar os presentes em lojas da vizinhança e 22,1% disseram que preferem comprar pela internet

Quanto ao período de compras, quase metade dos entrevistados vai deixar para fazer na semana da criança, devido à data do recebimento do salário. Ainda assim, com 43,4% dos consumidores de Belo Horizonte pretendendo presentear suas crianças, a data é uma oportunidade para o setor de brinquedos, apesar do limite no bolso dos compradores.

*estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas