Negócios

VR Mobilidade facilita vida do trabalhador com roteirização

Unidade de mobilidade corporativa do ecossistema VR criou uma solução inovadora chamada rotas
VR Mobilidade facilita vida do trabalhador com roteirização
Sistema inteligente reduz gastos e o tempo, diz Délio Lázaro | Crédito: @cauediniz

A vida do brasileiro que se desloca de casa para o trabalho e vice-versa não é nada fácil com a falta de infraestrutura das cidades, o trânsito intenso e os problemas do sistema de transporte público. Para completar o cenário imperfeito de mobilidade urbana, o trabalhador precisa caminhar, em média, 1,8 km por dia, o que pode variar entre 20 e 30 minutos.

Esses dados fazem parte de um levantamento realizado pela VR, com base na plataforma de mobilidade do grupo. Foram analisadas as roteirizações dos colaboradores realizadas nas capitais do País e no Distrito Federal, no período de janeiro de 2021 a abril de 2023. A estimativa inclui todos os percursos a pé que integram o seu itinerário, como as possíveis baldeações.

Para minimizar esses obstáculos, facilitar a vida do funcionário e ainda promover uma economia para os empregadores, a VR Mobilidade, unidade de mobilidade corporativa do ecossistema VR, criou uma solução inovadora chamada rotas. Com um sistema de gestão inteligente, a empresa sugere seis opções de trajeto, como a de menor distância e a mais barata. Após essa sugestão, o colaborador poderá definir, em conjunto com o RH de sua empresa, o melhor deslocamento.

“Como funcionava antigamente? Você perguntava para o funcionário qual é a tarifa de ônibus que ele vai pegar no trajeto e às vezes ele não sabia, o que acabava gerando alguns erros. Entendemos isso, enxergamos essa oportunidade de criar um produto de roteirização e desenvolvemos, automatizando esse processo”, destacou o diretor-executivo da VR Mobilidade, Délio Lázaro.

“Eu sei onde o colaborador trabalha. Eu sei onde ele mora. Então, dessa forma, o sistema sozinho, utilizando a inteligência de geolocalização, vai trazer opções levando em consideração, por exemplo, a rota mais econômica e com menos deslocamento a pé”, esclareceu o empresário.

Outras soluções de mobilidade

Além da roteirização, faz parte do mix de produtos da VR Mobilidade a gestão completa e automatizada do vale-transporte (carro-chefe), um aplicativo no qual o colaborador pode consultar mapas e conferir as melhores rotas para o seu dia a dia e a possibilidade dos funcionários compartilharem um mesmo carro no deslocamento, em uma carona colaborativa.

Para o futuro, a companhia trabalha para fomentar a cultura de transporte por outros modais como a bicicleta, e projeta uma solução de fretamento inteligente. Lázaro explica que esse fretado se adaptaria conforme a demanda, sendo uma roteirização dinâmica. Segundo ele, um ônibus ou uma van atenderia várias empresas e não apenas uma, como operam normalmente os tradicionais.

Clientes mineiros, perspectivas de crescimento e história

A VR Mobilidade atende, hoje, cerca de 2.500 empresas e processa cerca de 300 mil cartões de vale-transporte por mês. Minas Gerais tem entre 30% e 40% de participação nos negócios da companhia. Alguns de seus clientes mineiros são: MRV, Banco Inter, Hermes Pardini, Belgo, Mart Minas, Hospital Vila da Serra, Hospital Felício Rocho, Minas Tênis e Grupo Zelo.

A empresa, localizada entre Nova Lima e Belo Horizonte, estima um avanço de 40% a 50% no fechamento de 2023, mesmo percentual que espera crescer em 2024. Essa expectativa de evolução vem em linha com o crescimento exponencial da companhia nos últimos anos.

Lázaro relata que, em 1990, ele fundou a DM Sistemas, com foco na implementação de softwares de gestão de folha de pagamento. Quinze anos depois, já com uma longa vivência na área de Recursos Humanos, enxergou uma oportunidade no mercado de controle de vale-transporte. Com a ajuda de seu sócio, Carlos Bernardo, que entrou nos negócios em 2013, a startup mineira cresceu, passou a se chamar Audaz Tecnologia, em 2018, e foi adquirida pelo grupo VR em 2021.

Especificamente neste ano, se tornou a VR Mobilidade, braço de mobilidade do ecossistema VR, que tem mais cinco unidades de negócios: gerenciamento de capital humano, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas