Economia

Consumo nos lares mineiros cresceu 5% em agosto

No acumulado do ano, crescimento já chega a 2,5% e deixa setor otimista
Consumo nos lares mineiros cresceu 5% em agosto
Índice de consumo no acumulado do ano cresceu 2,51% | Crédito: Alisson J. Silva

O Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), que monitora o comportamento da demanda nos supermercados em todo o Estado, registrou crescimento de 5,04% em agosto, sobre o mesmo mês do ano passado. 

Se analisado o desempenho acumulado de janeiro a agosto, frente a igual período do ano de 2022, a variação da demanda também foi positiva, registrando alta de 2,51%. Para o presidente executivo da Amis, Antônio Claret, o desempenho até agosto deixa o setor otimista em relação às projeções. “Fizemos uma previsão no início do ano, de chegar a 2,85% de crescimento em 2023, e ela deverá ser alcançada”, projeta Claret.  

O presidente lembra que os números registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostraram que em agosto sobre julho, houve ligeira redução no consumo, com desempenho negativo de 0,05%. Variação que ele considera normal e até esperada pelo setor.

Claret explica que os meses com mais finais de semana, acabam refletindo noíndice mensal. “Tivemos um impacto importante, com cinco finais de semana em julho contra quatro em agosto. Nós sempre dissemos aqui que o final de semana registra a maior demanda nas lojas supermercadistas, portanto, um a menos faz muita diferença”, explica. “Por outro lado, tivemos a base elevada em julho”, completa. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Índice é maior que o ano passado

Em relação ao crescimento sobre o ano passado, tanto no comparativo ‘mesmo mês’ quanto no acumulado do ano, o presidente da Amis atribui ao desempenho da economia mineira, especialmente na atração de investimentos e geração de postos de trabalho.

“Minas Gerais tem mostrado crescimento do nível de emprego acima da média nacional e com números bem melhores do que o verificado no ano passado. A segurança de estar empregado traz a confiança ao consumidor de fazer as compras do lar com mais itens no carrinho, o que reflete na demanda no setor” explica Claret.   

Região Central registra melhor desempenho do consumo nos lares

A região Central do Estado, foi a que registrou o maior crescimento, enquanto a Sul registrou a maior retração em agosto. De acordo com Claret, “para explicar essa variação, precisamos voltar ao mês anterior: em julho, foi o Sul que teve o maior crescimento na demanda entre todas as regiões”, informa.. 

Ele explica que isso ocorre, principalmente, por causa da economia aquecida pelo turismo durante as férias, além da colheita, especialmente do café. Fatores que favorecem a região e elevam a geração de emprego e renda e o aumento do consumo. “Toda essa movimentação representa maior fluxo de clientes nos supermercados”, aponta.   

Com isso, em agosto, o movimento acaba sendo o oposto. “A ausência daquelas motivações, a consequente redução da demanda e a diminuição das colheitas levam à redução de trabalhadores temporários no Sul do Estado e, consequentemente, a redução do consumo”, analisa Claret. Além disso, o fim das férias também contribui com a redução da massa de consumidores.  

O presidente da Amis ainda acrescenta que esses mesmos motivos acabam por registrar o maior crescimento na região Central. “Os consumidores que estavam em férias, retornam para suas casas e precisam fazer suas compras de reposição, o que justifica o melhor desempenho do Índice de Consumo em agosto na região Central, onde está o maior contingente populacional do estado”, detalha.   

Superminas 2023 é semana que vem

Empresários do setor supermercadista voltam suas atenções para o maior evento empresarial de Minas Gerais e o segundo maior do segmento supermercadista de todo o País. É a 35ª edição da Superminas,  que será realizada na próxima semana, de 17 a 19 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. 

O evento promove o encontro de proprietários, executivos, compradores do segmento supermercadista com a indústria fornecedora de todas as regiões mineiras e do Brasil. Na última edição, em 2022, os negócios gerados foram da ordem de R$ 2,37 bilhões, com um total de 547 expositores/patrocinadores. 

Na parte de congresso, este ano os auditórios receberão cerca de 80 atrações como palestras, cursos, reuniões, workshops e consultorias. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas