Minas Gerais teve 6,8 mil aberturas de empresas em setembro

Minas Gerais registrou a abertura de 6.861 empresas em setembro, com crescimento de 0,93% em comparação ao mesmo mês do ano anterior (6.798). Os dados são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e compõem o balanço de registros mercantis, que é considerado um termômetro para medir a confiança dos empreendedores mineiros.
No acumulado do ano, já foram constituídas 65.717 empresas em Minas Gerais, um avanço de 8,74% em relação ao mesmo período de 2022, que contabilizou 60.433 novos empreendimentos. Esses dados positivos, aliás, são um reflexo da confiança e do ambiente favorável para investimentos que Minas Gerais tem ofertado para a atração de novas oportunidades ao mercado.
O presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci qualifica a importância desses resultados e destaca a orientação do governador Romeu Zema (Novo) em desburocratizar o ambiente empreendedor em Minas Gerais.
“O balanço da Jucemg se tornou um verdadeiro termômetro para medir a confiança do empreendedor mineiro. Quando o balanço traz um saldo positivo, com mais empresas abrindo que fechando, só podemos comemorar. É um claro sinal de que, em Minas, quem quer investir está encontrando um ambiente favorável”, avalia o presidente da Jucemg.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Crescimentos apurados por regiões do Estado
O balanço revela que algumas regiões mineiras tiveram um desempenho especialmente positivo em setembro. O Vale do Jequitinhonha, o Noroeste e o Vale do Rio Doce, por exemplo, apresentaram os maiores percentuais de aberturas empresariais em comparação ao mesmo período de 2022. Nessas regiões, ocorreram altas de 21,01%, 15,33% e 10,21%, respectivamente.
Já em termos absolutos, as regiões que mais constituíram empresas em Minas foram a região Central, que abrange Belo Horizonte, o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro, com 3.004, 828 e 750 novos empreendimentos, respectivamente.
Outro dado relevante é a redução no número de extinções empresariais em setembro, que foi de 3.466, com queda de 5,92% frente ao mesmo mês de setembro do ano passado, quando totalizou em 3.684 encerramentos de firma. No acumulado de 2023, as baixas chegaram a 37.267, uma variação de 5,14% em relação aos meses correspondentes de 2022, que contabilizaram 35.442 encerramentos. Esses números demonstram a estabilidade e a resiliência do ambiente empresarial mineiro.
Cidades com mais novos registros em setembro
Belo Horizonte lidera o ranking de abertura de empresas em Minas em setembro. Segundo o balanço, a capital mineira ganhou 1.742 novas empresas, seguida por Uberlândia, no Triângulo Mineiro (414); Contagem, na RMBH (244); Juiz de Fora, na Zona da Mata (205); Montes Claros, no Norte de Minas (148) e, também Uberaba, no Triângulo Mineiro (143).
Essas cidades se destacam como importantes polos de empreendedorismo e desenvolvimento econômico em Minas Gerais, além de refletirem um ambiente favorável para investimentos e a indicação de crescimento econômico no Estado, informou a Jucemg.
Ouça a rádio de Minas