CoopsParty reúne cooperativas e startups em Belo Horizonte

O CoopsParty, que acontece hoje e amanhã (16 e 17), no Minascentro, na região central da capital mineira, tem como objetivo unir as novas gerações, empreendedores, startups, estudantes e cooperativas para fomentar um ecossistema empreendedor baseado na cooperação, criando pontes de interesse e incentivando a colaboração e a troca de conhecimentos entre os participantes.
De acordo com o curador do CoopsParty, Ricardo Santos, a ideia é fazer a conexão entre os ambientes de inovação e as cooperativas. Essa é a primeira edição do evento, que deve se tornar anual.
“Apesar do Estado ter grandes sistemas de inovação, eles ainda são míopes ao enxergar as cooperativas. Eles não sabem como uma cooperativa funciona. Que o setor é responsável por 12,8% do PIB do Estado, portanto não é um setor irrelevante. Mas quando as pessoas pensam nas cooperativas, elas enxergam a proteção social, como as cooperativas profissionais, elas não veem como isso é um negócio. Elas não lembram que a Unimed-BH ou o Sicoob, por exemplo, são cooperativas”, explica Santos.
O CoopsParty é dividido em dois espaços: A Arena do Conhecimento é dedicada às palestras e painéis com temas variados sobre as últimas tendências em tecnologia, as melhores práticas de empreendedorismo e inovação, as oportunidades e desafios na educação e na formação de líderes, as perspectivas de futuro para as cooperativas, e muito mais.
Já o CooperAÇÃO LAB é um ambiente criado para estimular a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. Com workshops, sessões de brainstorming, hackathon cooperativo, exercícios de liderança, jogos de simulação e apresentações de startups.
“Temos as cooperativas que são instituições robustas e pragmáticas, mas que têm um perfil de liderança mais madura e, do outro lado, as startups que tem domínio da tecnologia, mas que sentem falta de experiência. Dividimos os painéis, cada um deles privilegiando um dos ramos do cooperativismo para que as startups possam apresentar suas soluções para as cooperativas”, afirma o curador da CoopsParty.
Ouça a rádio de Minas