MM Gerdau promove Encontro de Colecionadores de Minerais

O Encontro de Colecionadores de Minerais, criado em 2014 pela geóloga Márcia Guimarães, atual diretora do MM Gerdau, chega à sua 10ª edição no próximo dia 21 de outubro. O evento é para interessados em conhecer mais sobre as características e propriedades dos minerais que estão presentes no nosso cotidiano.
A programação deste ano é especial para comemorar uma década de encontros e contará com cerca de 15 coleções, incluindo acervos de instituições como o Serviço Geológico do Brasil, com o Museu de Ciências da Terra; a Universidade Federal de Lavras; o Instituto Federal Sudeste – Campus Juiz de Fora e o MM Gerdau.
O público, que abrange colecionadores privados, veteranos e iniciantes, terá a oportunidade de conhecer acervos particulares, acompanhar um bate-papo conduzido pelo geólogo e professor Daniel Atêncio, sobre os “Os minerais tipo do Brasil”, participar do lançamento do livro “Gemas do Brasil”, de Carlos Cornejo, além de visitar as exposições e o acervo do Museu, que inclui a maior coleção de minerais raros do País.
O Encontro de Colecionadores de Minerais foi criado como uma forma de incentivar o colecionismo de minerais, a formação de novos colecionadores e fruição aos acervos particulares, além de promover uma forma de relacionamento com o público do museu. A programação reserva espaço para exposição de coleções, trocas, identificação de minerais e esclarecimento de dúvidas, inclusive por quem pretende iniciar uma coleção.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para quem tiver interesse em se tornar um colecionador ou quiser levar um exemplar para casa, é possível adquirir exemplares de minerais na loja Bem Mineiro, localizada nas dependências do MM Gerdau. A loja mantém uma seleção especial com grande variedade de minerais do Brasil e do exterior, além de livros sobre o assunto.
Ações Culturais do MM Gerdau
Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no site e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do museu no Youtube.
*estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas