Demitir e ser demitido exige sabedoria
Nos ambientes corporativos, contratar e demitir pessoas são um procedimento natural e constante. Os motivos são variados e podem passar pela revisão de estratégia e direcionamento da empresa ou pela insatisfação com a entrega de resultados pelo profissional. O mais aconselhável é vivenciar esse processo de forma tranquila e respeitosa. O líder que ainda não demitiu, com certeza passará por essa situação em algum momento da sua carreira. Afinal, muitas vezes é preciso tomar essa decisão diante das novas demandas dos clientes e reestruturações das empresas.
É muito importante ter ciência de que a demissão é um momento delicado tanto para o empregado quanto para o empregador, e abordá-la com sensibilidade pode minimizar o impacto negativo para ambas as partes. Este é um cenário que exige cautela, empatia e firmeza, pois influencia diretamente na rotina de trabalho da sua equipe e afeta não só o colaborador demitido, mas todas as demais pessoas que estão sob sua liderança. Entenda que a demissão pode ser emocionalmente desafiadora e reconheça os sentimentos do colaborador a ser demitido, demonstrando empatia pela situação.
Diante de todo esse contexto, o primeiro passo é planejar a reunião. É primordial que você realize esse processo pessoalmente, com tranquilidade e respeito pelo liderado, de maneira privada, permitindo uma conversa franca e esclarecedora. Caso o colaborador esteja em outra cidade, trabalhando remotamente, jamais comunique a demissão por vídeo ou mesmo por mensagem de WhatsApp, como já vivenciei, atuando como headhunter. Escolha um momento apropriado para a conversa, evitando datas ou momentos que possam ser especialmente sensíveis para o colaborador.
Durante a reunião, procure ser objetivo, cordial, transparente e direto. Lembre-se de que este não é mais um momento para dar feedback. O mínimo esperado de um líder é que ele dê feedbacks frequentes aos seus liderados, ao longo da trajetória da pessoa na empresa. Muitas vezes, o motivo da demissão não está relacionado à baixa performance ou problema de comportamento, mas à conjuntura financeira desfavorável da empresa, que precisa promover cortes. Deixar isso claro para o colaborador é muito importante.
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Sendo assim, explique, com honestidade e clareza, porque o funcionário está sendo demitido e quando ele deve se retirar do local de trabalho – se será imediatamente, no final do dia ou ao final do período de aviso prévio. Da mesma forma, abra espaço para perguntas: permita que o colaborador tire dúvidas e forneça respostas esclarecedoras. E não se esqueça de reconhecer as suas contribuições para a empresa, agradecendo por seus esforços. Tenha cuidado para manter a calma e tratar o colaborador com dignidade, até o último minuto da conversa. Também é importante assegurar a confidencialidade do processo de demissão para proteger a dignidade do funcionário.
Caso existam recursos disponíveis, apoie a recolocação desse colaborador no mercado de trabalho e ofereça assistência na busca por um novo emprego, como recomendações e orientação sobre elaboração de currículos. É fundamental que o processo de demissão seja conduzido de maneira justa, respeitosa e legal, levando em consideração os direitos e o bem-estar do funcionário. Caso contrário, a empresa corre o risco de enfrentar consequências judiciais, danos à sua reputação e problemas de moral entre os colaboradores remanescentes.
Finalizada a demissão, é hora de comunicar ao time. Nesse momento, é importante ser claro e direto novamente. O discurso deve ser focado em motivar a equipe a continuar no caminho certo para alcançar os objetivos já estipulados, mantendo-os engajados na entrega dos resultados corporativos. E para o profissional que foi demitido, fica a dica: vivencie esse processo com maturidade emocional e mantenha a escuta ativa. Afinal, se você foi o escolhido para ser desligado, talvez tenha algo que ainda precise melhorar. Use essa experiência para transformar a sua carreira.
Ser demitido não é algo simples nem fácil, mas pode representar um momento oportuno para repensar algumas atitudes e analisar os motivos que levaram a isso. Lembre-se de que essa fase é transitória, então, manter a calma, ter autocontrole e a mente ocupada é essencial. É comum as pessoas extravasarem o sentimento de raiva ou frustração após serem demitidas, falando mal da ex-empresa ou do ex-líder em redes sociais e, até mesmo, entre amigos. Essa atitude não é aconselhável. Lembre-se de que está sendo observado e tais comentários dizem muito sobre você. É preciso entrar e sair pela porta da frente, de forma respeitosa, para resguardar a sua imagem e se apropriar de referências de ex-pares, ex-líder e ex-liderados aos futuros empregadores.
Aproveite esse momento para pensar sobre sua carreira e por que você foi demitido. Seu desempenho ficou a desejar? O que poderia ter sido feito diferente? Foi por falta de algum conhecimento técnico ou da fluência no idioma inglês? Use essas informações para redesenhar sua carreira e redefinir sua retomada. Lembre-se de que, para um processo de demissão, alguém foi escolhido. E se esse alguém foi você, é bem provável que exista algo que ainda precisa melhorar. Fique atento a esse indicativo para evitar o mesmo problema no próximo emprego.
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