Economia

Praça da Estação é interditada para revitalização

Estimativa é de que sejam investidos R$ 8,1 milhões provenientes dos recursos municipais para atender todas as intervenções
Praça da Estação é interditada para revitalização
Praça da Estação é cartão-postal de Belo Horizonte e estará fechada até o segundo semestre de 2024 para obras | Crédito: Adão de Souza/PBH

Considerado o núcleo urbano de Belo Horizonte por várias décadas, a Praça da Estação, que serviu para o abastecimento da capital mineira por conta da linha férrea, foi interditada para obras. A revitalização foi anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e deve durar até o segundo semestre de 2024, prazo previsto para a finalização.

As obras compreendem a manutenção de fontes luminosas interativas, troca de pisos, canaletas e grelhas danificadas, recuperação e instalação de bancos e lixeiras. Também está prevista a revitalização do paisagismo e de sinalizações pela extensão da praça. A novidade é que nas vias anexas à praça contarão com delimitadores de tráfego e medidas para impedir o acesso de veículos ao seu interior.

Segundo a PBH, a estimativa é que sejam investidos R$ 8,1 milhões provenientes dos recursos municipais para atender todas as intervenções que dita o projeto de reforma e revitalização. Essas melhorias fazem parte do Programa de Requalificação do Hipercentro de Belo Horizonte, intitulado “Centro de Todo Mundo”, lançado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em março deste ano. Os trabalhos terão supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Segundo o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, a partir de agora a empresa que vai realizar os trabalhos comece a realizá-los. “Tenho certeza que entregaremos mais uma linda praça, com todos os equipamentos funcionando para a população da cidade usufruir;” ressalta.

Veja como a Praça ficará:

Saiba mais sobre a história da Praça da Estação

A Praça Rui Barbosa, conhecida popularmente como Praça da Estação possui uma história rica, remontando à concepção original da cidade em 1895, e passou por diversas modificações ao longo dos anos.

O local foi centro de abastecimento da cidade por conta da linha férrea. Atualmente, é palco de shows, eventos culturais e esportivos, e espaço escolhido para a concentração ou dispersão de manifestações populares e democráticas.

As transformações, assim como os eventos que já foram realizadas na praça refletem as diferentes concepções de cidade, cidadania e uso do espaço urbano. No entanto, a praça também preserva elementos que marcaram sua história e desempenhou diversos papéis relacionados ao transporte, trabalho, lazer e cotidiano dos moradores e de turistas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas