Variedades

Projeto celebra Guimarães Rosa

O projeto é uma ação conjunta entre o governo e algumas cidades da região retratada pelo autor como o Caminho da Boiada
Projeto celebra Guimarães Rosa
Crédito: Divulgação/Amora Comunicação

Curvelo, Cordisburgo e Corinto recebem o projeto itinerante “70 anos de Rosa no Caminho da Boiada”, com a celebração dos 70 anos da épica viagem do escritor mineiro Guimarães Rosa que deu origem ao livro “Grande Sertão: Veredas”. Hoje e amanhã, Cordisburgo e Corinto recebem programação gratuita e aberta à comunidade.

No último dia 3, a Escola Estadual Bolivar de Freitas, em Curvelo, recebeu uma intensa programação de diversão e conhecimento. O pesquisador da obra rosiana e contador de histórias, Fábio Barbosa, bateu um papo com as crianças e na sequência teve apresentação do Grupo de Contadores de Histórias Miguilim. Completando a programação, a Cia. Pé de Pano apresentou o conto musicado “Caminho da Boiada”.

O projeto tem programação especial para os alunos da rede pública de ensino com oficina de pipa e de colorir, apresentação de teatro infantil, contação de história, rodas de conversa sobre brincar sem correr riscos com a rede elétrica, sobre consumo de energia e sobre Guimarães Rosa. Em Corinto, as atividades serão realizadas hoje, no auditório da Câmara Municipal e, em Cordisburgo, amanhã, na Escola Municipal Octacilio Negrão de Lima.

O Centro de Artesanato de Cordisburgo recebe às 15h30, uma oficina de enfeites natalinos com a artesã Cláudia Silveira, do Ateliê Mãe Natureza, uma oficina de instalação de antenas de TV e uma roda de conversa sobre como evitar acidentes com a rede elétrica. É necessário realizar inscrição no local. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cordisburgo será palco hoje, às 20h, da apresentação do espetáculo “Um Tal Guimarães”, da Trupe do Mangue. A ocupação dos lugares é por ordem de chegada e o espaço está sujeito a lotação.

Esta é uma iniciativa conjunta do governo de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regional (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos, Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa, com a proposta de realizar ações gratuitas mensais e itinerantes pelas cidades da região retratada pelo escritor como o Caminho da Boiada que vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas