Black Friday 2023: consumidor deve gastar R$ 1,6 mil no comércio de BH

Os consumidores de Belo Horizonte estão preparados para gastar até R$ 1,6 mil durante a Black Friday deste ano, revelou levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O tíquete médio de cada item deve ficar em torno de R$ 796,43 e os consumidores planejam adquirir pelo menos dois produtos, totalizando um gasto de R$ 1.592,86 em compras.
“Este valor representa um aumento de 9% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o tíquete médio foi de R$ 732,39. Isso reflete os recentes acontecimentos econômicos, como o recuo da inflação, a queda da taxa de juros e o aumento da massa consumidora, como resultado do programa Desenrola Brasil, e a diminuição do desemprego”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A previsão da CDL/BH é que a economia da cidade receba um montante de R$ 2,08 bilhões durante o mês de novembro, um aumento de 0,97% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram injetados R$ 2,06 bilhões.
A expectativa é de uma grande movimentação em torno da data, uma vez que 74,8% dos entrevistados afirmaram que irão às compras, o que representa um crescimento de 29,6% em relação ao ano passado. A maioria dos lojistas (52,9%) acredita que as vendas deste ano serão melhores do que em 2022 e estão investindo em liquidações, variedade de itens e flexibilidade de pagamento para atrair os consumidores.
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Promoções da Black Friday são aguardadas pelos consumidores
Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, os consumidores esperam a Black Friday para adquirir produtos de maior valor agregado e uso próprio, o que explica o tíquete médio mais elevado e a maior disposição para investir.
Os produtos mais desejados pelos consumidores no comércio da Capital nesta Black Friday são eletrodomésticos (32,9%), roupas (28,4%) e eletrônicos (25,3%), de acordo com a pesquisa. O tíquete médio desses produtos é de R$ 1.194,26 para eletrodomésticos, R$ 376,56 para roupas e R$ 931,36 para eletrônicos.
A forma de pagamento mais utilizada durante a Black Friday será o parcelamento no cartão de crédito, escolhido por 49,3% dos consumidores. Essa opção permite que o valor seja diluído ao longo de até seis vezes, cabendo no orçamento mensal, como destaca Marcelo de Souza e Silva.
A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores (75,6%) monitora o histórico de preços dos produtos desejados, sendo que 42,7% deles esperam descontos maiores em relação ao ano anterior. Os locais de pesquisa de preços mais citados são sites específicos (46,7%), lojas de rua (39,6%) e lojas de shopping (33,3%).
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