Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (26/10)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (26/10)!
Crédito: Ueslei Rodrigues

Nova roupagem da comédia “Neura”

O conhecido embate entre o homem e a mulher dentro de um casamento é o que move a comédia “Neura!”, de Rita Fischer. A autora lança seu olhar cheio de humor ácido para a relação entre um casal de classe média, o contador Carlos Alberto e a dona de casa Matilde. O espetáculo, que voltou aos palcos depois de mais de dez anos, ganhou uma nova roupagem e agora terá curta temporada em Belo Horizonte, amanhã e sábado (28), às 20h, e no domingo (29) às 19h, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec (avenida. Amazonas, 315, Centro). Com o elenco formado pelo ator Vital Neto e pela própria Rita Fischer, “Neura!” surgiu como um esquete do Festival Internacional de Humor do Oi Futuro, de onde saiu vencedor na categoria Melhor Autora e Melhor Esquete pelo júri popular. Uma lua de mel desastrosa, a visita à casa de swing e a dificuldade de se ter filhos são alguns dos episódios que fazem parte desta epopeia burguesa. Uma crônica sobre estes relacionamentos fracassados, que se sustentam pelo amor genuíno que há por baixo das diversas neuroses que assombram a rotina.

“Retratistas do Morro”

Hoje, das 19h30 às 21h, a Casa Fiat de Cultura realiza o bate-papo “Retratistas do Morro – A história das imagens brasileiras e outras narrativas possíveis”, com os fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes e o artista visual e idealizador do projeto, Guilherme Cunha. No evento, que é presencial, eles vão contar sobre como o projeto vem trabalhando na conservação do acervo, com mais de 250 mil negativos, além de destacarem a metodologia de trabalho e a importância dos Retratistas do Morro no resgate da memória da história brasileira: a partir do olhar de fotógrafos que moraram e atuaram nas vilas, favelas e comunidades do Brasil, entre 1960 e 2000, eles contam histórias genuinamente brasileiras. O bate-papo será realizado do auditório da Casa Fiat de Cultura, com inscrição gratuita pela Sympla. O projeto “Retratistas do Morro” foi iniciado em 2015. Seu principal objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural nacional e a memória oral e visual dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

“A Presepada”

O Memorial Vale recebe hoje, às 19 horas, o espetáculo “A presepada”, que é uma performance do palhaço Amendoim, do artista Guilherme Luz. O palhaço Amendoim quer encontrar sua dignidade, que ele ainda não sabe como ela é; então ele sai em sua busca e vai resgatá-la. Ele a busca no público através de jogos e perguntas que levam ao caminho que ele precisa percorrer para alcançar seu objetivo. Utilizando da técnica de improvisação, promove risos e a interação com o público. A apresentação é gratuita e integra o projeto Convocatória 2022 do Memorial Minas Gerais Vale. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, podendo ser retirado um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados. Guilherme Luz é ator e palhaço formado pelo Teatro Universitário da UFMG e graduado da Escola de Belas Artes em Artes Cênicas. É integrante do Grupo FazMeRir e realiza o trabalho de palhaçaria com os Palhaços Freelancer, grupo de estudos desenvolvido há 7 anos realizando apresentações em eventos e mostras artísticas.

“Universo dos Tecidos”

O Memorial Vale recebe amanhã, às 14 horas, o workshop gratuito “Descobrir, Criar e Identificar: o Universo dos Tecidos”, com Hellen Formaggini, em que serão abordados os aspectos essenciais para tomar a decisão certa ao criar e comprar tecidos. Explorar a identificação dos principais tecidos e suas misturas (plano e malha), compreender as características das fibras têxteis e discutir as mais recentes inovações e tendências do mercado têxtil. Para participar é preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados. Hellen Formaggini é formada em design de moda, pós-graduanda em gestão de projetos e tecnologia têxtil, possui vasta experiência na área de desenvolvimento de produto e pesquisa, com foco em vestuário. Há três anos atua no setor de tecnologia e inovação do Senai Fiemg, onde se dedica em busca de soluções criativas em consultorias, pesquisa, projetos de inovação focado na área têxtil e projetos de fomento, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de moda de Minas Gerais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas