Negócios

Fapemig tem programação especial

O evento Fapemig de Portas Abertas é gratuito e dá oportunidade aos visitantes de participarem de experimentos e oficinas lúdicas
Fapemig tem programação especial
Crédito: Marcos Moura / Divulgação FAPEMIG

Nos dias 29 e 30 de outubro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) vai realizar o Fapemig de Portas Abertas, quando a sociedade poderá visitar a Fundação e conhecer vários projetos apoiados por ela. A programação é gratuita e faz parte das atividades da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, este ano com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

No evento, as pessoas vão poder experimentar o azeite de abacate, que vai ser um dos produtos frutos de pesquisas financiadas pela Fundação que estarão disponíveis para conhecer. O pesquisador Luiz Fernando de Oliveira da Silva, coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olivicultura, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), conta que a ideia de investir na produção de azeite de abacate em Maria da Fé, região Sul de Minas, nasceu para aproveitar melhor a infraestrutura que os produtores locais já tinham na produção de azeite de oliva.

“Como o azeite da oliveira só é produzido durante dois meses do ano, fevereiro e março, nós começamos a pesquisar o abacate que hoje é cultivado todos os meses do ano no Brasil. Suas características nutricionais são muito parecidas com o azeite de oliva, mas seu gosto tem características próprias e marcantes. Nossa ideia é divulgá-lo durante a oficina no evento para que as pessoas possam conhecer e começar a consumi-lo”, explicou.

No dia 29, quando a avenida José Cândido fica fechada para atividades de lazer, além da oficina de azeite de abacate, as pessoas poderão aproveitar o domingo para fazer uma oficina de harmonização de vinhos, de uso de flores na alimentação, cafés especiais e maturação de queijos, todas ministradas pela Epamig.

Também poderão participar de experimentos lúdicos com a apresentação “Física mais que divertida”, bem como visitar o Planetário inflável e participar de jogos e atividades recreativas proporcionados pelo Departamento de Física e o Museu de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na segunda-feira, dia 30, os visitantes vão começar o dia com uma aula aberta de Yoga. Mais tarde, poderão participar de um bate-papo para refletir sobre a prática cotidiana do comportamento capacitista e indicar caminhos para a desconstrução do preconceito e da discriminação contra a pessoa com deficiência, proporcionado pela Uemg.

Ainda haverá as oficinas da Epamig e do Cefet durante todo o dia, uma roda de conversa com a Funed sobre pesquisas oncológicas, aproveitando o outubro rosa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas