Contagem sedia Calçadas Brincantes

Imagine uma cidade onde as crianças possam brincar nas calçadas, caminhar com segurança e aprender a valorizar e cuidar do seu bairro? Parece difícil nos dias de hoje? Mas um projeto desenvolvido pelo programa Escolas do Bem está rompendo algumas barreiras e pretende devolver a rua para as crianças.
Trata-se do Calçadas Brincantes, ação inédita que vai mudar a cara de vários bairros de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a pintura de brincadeiras em mais de 60 calçadas, simultaneamente. E o que é melhor: em um único dia, no sábado (28), das 8h às 12h.
A iniciativa, coordenada pelo Instituto Noa, acontece ao mesmo tempo em cidades de outros estados brasileiros, como São Paulo e Bahia. Juntas, as escolas que fazem parte do programa pretendem pintar aproximadamente 500 calçadas brincantes somente neste dia.
“As escolas estão mobilizando não apenas seu público interno, como pais, alunos e professores, mas também toda a comunidade. Qualquer pessoa pode participar do projeto, seja juntando os amigos para pintar uma brincadeira na calçada, doando materiais de pintura ou até mesmo desenhando uma brincadeira diferente”, explica Lucy De Miguel, idealizadora do Programa Escolas do Bem.
O projeto Calçadas Brincantes é liderado em Contagem pelo Instituto Educacional Sara Camilo (IESC), única escola da cidade que integra o programa nacional Escolas do Bem. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Regional Ressaca.
As 60 equipes voluntárias inscritas, com quatro pessoas cada uma, farão as pinturas em várias ruas de bairros da Regional Ressaca, com um maior número de calçadas pintadas no bairro Milanez, onde fica a sede do Instituto Sara Camilo. Todos os materiais para as pinturas, como tintas e pincéis, foram doados por parceiros e empresários locais, que abraçaram o projeto como patrocinadores.
Além da pintura das brincadeiras nas calçadas, as escolas estão preparando um Mapa do Brincar para cada região. A ideia é que seja impresso e distribuído nas escolas dos bairros, convidando não somente as crianças, mas toda a população a acompanhar as pinturas. E depois pra entrar na brincadeira.
“Queremos que as crianças explorem seus bairros, conheçam suas ruas, suas praças e sua gente por meio das brincadeiras. Esse é um aprendizado que elas vão levar para a vida, porque só cuida do bairro, da cidade, aquele que tem uma formação cidadã, que aprendeu a dar valor no seu território”, explica Lucy.
Idealizado pela jornalista e doutora em ciências sociais, Lucy De Miguel, o programa Escola do Bem foi criado para ajudar as escolas a assumirem um papel ativo em suas comunidades, longe de ações comuns de caridade, mas estimulando na realização de projetos que sejam realmente transformadores para todo o seu entorno.
Nesta proposta já foram certificadas mais de 135 escolas no Brasil, em 25 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas. Para mais informações, acesse o site www.escolasdobem.com.br.
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