Negócios

Legacy, de BH, é o 1º marketplace funerário do mundo

Objetivo da plataforma é empoderar usuários, oferecer praticidade em momento de luto, além da economia nos valores
Legacy, de BH, é o 1º marketplace funerário do mundo
Crédito; Divulgação

A inovação e a transformação digital são palavras-chave em vários setores da economia atualmente. O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial de investimentos na área de tecnologia, com US$ 45,7 bilhões aplicados, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

Em 2021, a produção mundial de Tecnologia da Informação (TI) apresentou crescimento de 11%, enquanto o Brasil avançou 17,4%. Entretanto, ainda há segmentos que avançaram pouco ou quase nada nesse quesito. É o caso dos serviços funerários.

Ao enfrentar a dor da perda de um ente querido, as pessoas são obrigadas a desbravar processos complicados e burocráticos, em um momento de muita fragilidade, para organizar velório e sepultamento. Isso mostra que, apesar do serviço funerário ser um dos mais antigos da humanidade, ele ainda carece de inovação. A boa notícia é que essa realidade já está mudando.

É o caso da plataforma desenvolvida em Belo Horizonte, Legacy Funeral, o único marketplace de serviços funerários do mundo. O Legacy começou suas atividades em outubro de 2022 e opera em modelo multicanalidade. Ou seja, além da plataforma on-line, os usuários também podem ter acesso aos serviços do Legacy por meio de redes hospitalares, seguradoras e instituições religiosas.

“Somos uma empresa de tecnologia no setor funerário. Um negócio inovador e disruptivo. A ideia surgiu para trazer transformação digital para o setor, que até então era completamente offline. Trata-se de uma grande novidade neste mercado”, explica a executiva, Janaína Cunha.

Já são mais de mil famílias atendidas pela plataforma. “Estamos em processo de expansão para atender às principais capitais do País”, afirma Janaína Cunha.

Por meio da plataforma, é possível encontrar diferentes opções de serviços de várias empresas do segmento. O propósito, de acordo com a executiva, é democratizar o acesso e empoderar o usuário final, que precisa do serviço ou plano funerário. Outra vantagem é a economia, que pode variar, em média, de 30% a 70%, em comparação à contratação tradicional.

A agilidade e praticidade do processo de contratação também são destaques, “sobretudo, em um momento tão delicado”, destaca a executiva. Basta acessar o site, escolher os serviços que deseja contratar e, em instantes, o usuário é atendido.

Além de serviços como sepultamento, velório, cremação, traslado, tanatopraxia (cuidados com o corpo) e providências funerárias, os usuários também podem contratar planos familiares e seguros exclusivos.

Parceira da MAG Seguros, empresa do grupo holandês Mongeral Aegon, que atua no Brasil desde 1835, o Legacy foi desenvolvido pelo Grupo Parque Brasil e já opera, em Minas Gerais, em parceria com a Rede D’or e com o Grupo Oncoclínicas, dentro dos hospitais Biocor e Vila da Serra.

A plataforma já reúne mais de 40 empresas credenciadas e com ofertas de serviços detalhados, o que traz mais segurança e transparência para quem está contratando. Dessa forma, o usuário sabe exatamente o que está sendo cobrado, tendo ainda a opção de comparar os preços e escolher o que for mais adequado a sua realidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas