Encontro em BH debate o futuro do audiovisual no Brasil e no mundo

A produção audiovisual no Brasil é o foco da programação da MAX 2023, que acontece entre 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte. O mercado audiovisual tem se mostrado um campo fértil e conta com uma participação relevante dos pequenos negócios. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dos 83 mil empreendimentos desta modalidade relacionados ao setor no País nos últimos três anos, 57 mil estão ativos. Em destaque, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar entre os estados, com 4,5 mil micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais atuando neste mercado, segundo dados Receita Federal.
Realizado pelo Sebrae Minas, o evento conta com palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais para orientar e preparar esses empreendedores para as oportunidades e desafios do audiovisual nos próximos anos. As inscrições para a MAX 2023 estão abertas e podem ser feitas pelo site.
O presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, ressalta o papel da iniciativa para conectar produtores independentes e criadores de conteúdo brasileiros com os grandes players do setor audiovisual. “A MAX se consolidou como o principal evento do audiovisual em Minas Gerais, não apenas por fomentar oportunidades de negócios futuros para a produção independente, mas também por proporcionar uma visão abrangente dos desafios legais, regulatórios, monetários e criativos que o setor enfrenta. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias, possibilidades de financiamentos e demandas de grandes players. Uma boa oportunidade para profissionais e empresas do audiovisual se atualizarem e se adaptarem a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma.
Audiovisual em pauta na MAX 2023
O primeiro dia de programação começa com discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual, sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos e ao posicionamento do Brasil no mercado global.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No painel “Desenvolvendo Cangaço Novo”, produtores, criadores e roteiristas da série brasileira ‘Cangaço Novo’, que estreou em agosto com sucesso de público no Amazon Prime Vídeo, terão a oportunidade de apresentar o processo criativo do projeto. E os participantes, poderão saber mais sobre investimentos e os desafios enfrentados para trazer uma abordagem contemporânea do período do cangaço no Brasil.
O dia 8 de novembro traz assuntos polêmicos para a pauta. Entre eles, questões relacionadas à propriedade intelectual do audiovisual e editorial sobre direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. A MAX 2023 propõe ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual nas plataformas de streamings.
Profissionais do setor são convidados a fazerem uma análise do mercado audiovisual brasileiro, as atuais janelas e formatos de narrativas, os elementos essenciais para a formatação de um projeto e o consumo de conteúdos das novas gerações. O evento abre espaço também para mostrar os desafios enfrentados pela indústria de podcasts, que têm impactado criadores, anunciantes e ouvintes.
Para encerrar a MAX 2023, a inovação e tendências previstas para o setor até 2025 serão os destaques. Especialistas vão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras se tornarão estratégicas desde a concepção e produção até a distribuição do conteúdo audiovisual. Novos conceitos como o storyliving, serão apresentados neste dia. Além disso, os participantes vão conhecer padrões de comportamento da audiência, necessidades e interesses, estratégias de distribuição e geração de receita.
Com curadoria da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), a programação completa das capacitações está disponível no site do evento.
Encontros com players do audiovisual
Os encontros com players são uma novidade desta edição da MAX. O Sebrae Minas propõe uma série de bate-papos com grandes empresas do setor nos dias 7 e 8 de novembro, que vão tratar de assuntos como investimentos no audiovisual, tendências de mercado e estratégias de distribuição de conteúdo. Entre os participantes estão representantes da Anonymous Content Brazil, Stenna Group, Paris Produções, Warner Bros., Discovery Kids, Cartoon Network e Cartoonito, Vitrine Filmes, Canal Brasil e Paramont+.
Rodada de negócios
Além das capacitações, o evento terá também uma programação voltada para negócios. Neste ano, 215 projetos de produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros serão apresentados para 45 grandes players do setor durante a Rodada de Negócios do Audiovisual. A lista de convidados conta com: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento, Camisa Listrada Canal Brasil, Telecine e Embaúba Filmes.
A MAX 2023 vai proporcionar ainda sessões de pitching diariamente, das 16h40 às 18h. Doze projetos do audiovisual nacional serão apresentados para o público do evento e potenciais investidores. O primeiro lugar das categorias Ficção, Kids e Factual receberão o ‘Troféu Destaque MAX 2023’.
Confira a programação:
Dia 7 de novembro (terça-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Expectativa X Realidade: desenvolvimento e tendências de formatos de não-ficção
14h às 15h40 – Conteúdo audiovisual em foco: atendendo às demandas do público
16h às 17h40 – Produzindo conteúdo direcionado com base em pesquisa de tendências
18h às 19h30 – Desenvolvendo “Cangaço Novo”
SALA 2
14h às 14h30 – Encontro com players – Anonymous Content Brazil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
14h40 às 15h10 – Encontro com players – Stenna Group – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
15h20 às 15h50 – Encontro com players – Paris Entretenimento – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
16h às 16h30 – Encontro com players – Warner Bros. Discovery Kids & Family – Cartoon Network, Discovery Kids e Cartoonito – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
SALA 3
14h às 15h10 – Branded Entertainment: inovação na narrativa para marcas nas redes sociais
15h20 às 16h30 – Criação de formatos e hub de exportação na floresta
Dia 8 de novembro (quarta-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Formatação de projeto audiovisual de ficção e a arte de receber feedback
14h às 15h40 – Propriedade Intelectual: uma conversa entre o audiovisual e o editorial
16h às 17h40 – Fortalecendo parcerias entre produtores e plataformas no mundo dos podcasts e do audiovisual
SALA 2
14h às 14h30 – Encontro com players – Vitrine Filmes – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
14h40 às 15h10 – Encontro com players – Canal Brasil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
15h20 às 15h50 – Encontro com players – Paramount+ – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
SALA 3
14h às 15h10 – Produzindo conteúdo para geração Z: como identificar tendências de valor duradouro nas redes?
15h20 às 16h30 – Transformando dados em soluções: o papel da valoração de conteúdo.
Dia 9 de novembro (quinta-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Do storytelling ao storyliving
14h às 15h40 – Inovação na distribuição de cinema: cases de sucesso e estratégias para o mercado
16h às 17h30 – Comportamento de fã e tendências de audiência: o futuro do conteúdo audiovisual em 2025
SALA 2
14h às 15h – Audiovisual, inovação e tecnologia.
15h10 às 16h40 – A inteligência artificial como parceira na criação e produção audiovisual.
SALA 3
10h30 – 12h – Curta e os caminhos possíveis de distribuição.
14h às 14h30 – Explorando as distintas abordagens de conteúdo para crianças, adolescentes e jovens adultos.
Ouça a rádio de Minas