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Tratamentos ortodônticos levam franquia ao interior do País

Do total de novas unidades em 2024, 20% devem ficar em MG, somando às 43 já existentes
Tratamentos ortodônticos levam franquia ao interior do País
Segundo Mário Júnior, a OrthoDontic estima faturamento de R$ 435 mi até o final de 2023 | Crédito: Divulgação/Odontocompany

Quase um ano depois da fusão com a Odontocompany – maior grupo de clínicas odontológicas do mundo, o OrthoDontic – especializada em ortodontia – prepara um plano de expansão agressivo, prevendo inaugurar 100 unidades no ano que vem. Atualmente, são 338 unidades especializadas em tratamentos ortodônticos em operação e mais 41 franquias serão abertas até o fim do ano. Do total de novas unidades em 2024, 20% devem ficar em Minas Gerais, somando às 43 já existentes.

De acordo com o gerente de Expansão da OrthoDontic, Mário Júnior, a fusão já refletiu positivamente no faturamento no primeiro semestre de 2023, com uma alta de 22% comparado ao mesmo período do ano passado e na expansão já foram vendidas 24 unidades no semestre. A marca faturou R$ 375 milhões em 2022 e tem como meta chegar a R$ 435 milhões até o final de 2023.

O negócio faz parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar que, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), cresceu em número de unidades 6% no segundo semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.

“A fusão serviu para juntar as culturas das empresas. Uma franquia líder em clínica geral e a outra líder em tratamentos ortodônticos. Uma com foco em expansão e outra em atendimento ao cliente. Queremos expandir com a nossa cultura de atendimento ao cliente, proporcionando um tratamento que começa e termina com o mesmo profissional da ortodontia. Percebemos, mesmo antes da pandemia, que o brasileiro está cuidando mais da saúde bucal como prevenção e buscando aparelhos para correção. Isso tem acontecido especialmente dentro das classes C e D”, explica Mário Júnior.

Para avançar pelo Brasil, a empresa desenvolveu novos formatos da franquia para atender cidades acima de 15 mil habitantes. O valor médio do investimento varia entre R$ 169 mil e R$ 400 mil, de acordo com o porte da cidade escolhida.

Para ser um franqueado, além do capital para o investimento, o candidato precisa ter disponibilidade para se dedicar exclusivamente ao negócio.

“Franquia não é uma renda fixa. A franqueadora mostra o caminho do sucesso, mas sem dedicação do franqueado, não dá certo. Buscamos empreendedores que gostem de lidar com pessoas – público e equipe – e que tenham tempo para o negócio. Não precisa ser dentista. Nosso principal foco é em treinamento das equipes para garantir o nosso padrão de atendimento. Ninguém acorda querendo ir ao dentista. A pessoa está com alguma dor. Captamos o paciente através de muito treinamento e depois que ele se torna paciente, tem que continuar sendo encantado. O tratamento ortodôntico tem que mostrar resultados a cada mês”.

Em Minas Gerais, o foco da expansão será a Capital e sua região metropolitana, além de pequenos municípios. Para esses últimos, a estratégia de conversão de bandeira costuma ser bastante utilizada.

“No interior ainda existe a figura do consultório que passa de pai para filho e onde o sobrenome conta muito. Na maioria das vezes, porém, falta gestão para esses profissionais e, com o avanço das redes sociais, o paciente quer ser atendido por grandes marcas. Então o nosso modelo para as pequenas cidades pode resolver o problema da gestão para o profissional e do acesso para a população, especialmente a mais jovem ao tratamento ortodôntico”, afirma o gerente de Expansão da OrthoDontic.

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