Curso de administração pública da FJP conquista 1º lugar no Enade

O curso de graduação em administração pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG), da Fundação João Pinheiro (FJP), conquistou pela quarta vez o 1º lugar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O exame é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avaliou 65 cursos da área em todo Brasil.
A primeira vez em que o Csap da FJP alcançou o topo do ranking do Enade foi em 2006, quando ainda não havia diferenciação entre os cursos de administração participantes. O curso voltaria a ocupar o 1º lugar geral da área em 2015 e 2018. Na avaliação referente a 2022, participaram 79 estudantes da EG/FJP.
Além da Escola de Governo da FJP, que foi classificada em 1º lugar, apenas outros três cursos de administração pública ministrados por instituições do Sudeste receberam o conceito máximo (5).
Ao todo, a região Sudeste do Brasil contou com 21 cursos habilitados para a avaliação, o equivalente a 32,3% do total nacional. Dentre eles, 18 são ministrados por instituições públicas e três por particulares, sendo 12 presenciais e nove a distância.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Vale lembrar que o Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação aplicado anualmente. Cada curso é avaliado a cada três anos e na edição 2022, foram inscritos 594.013 cursos de todo o País, de 26 áreas do conhecimento.
Sobre o Csap da FJP
Segunda etapa de um concurso público anual, o curso de administração pública da Fundação João Pinheiro (FJP) é uma experiência única no Brasil por conciliar a formação de nível superior com uma carreira pública.
Após formados, os bacharéis são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.
Essenciais para o aprimoramento da gestão pública em Minas Gerais, esses profissionais são aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Ouça a rádio de Minas