Minas Gerais busca fortalecimento da cultura, do queijo e do artesanato no exterior

Em agenda internacional, o Governo de Minas está trabalhando para estreitar relações, atrair investimentos e selar parcerias nas áreas do patrimônio, cultura e turismo. Em uma série de reuniões em diversos países da Europa, uma comitiva de representantes setoriais, representantes do governo e empresários buscam possibilidades de conexão entre Minas Gerais e a região. O fortalecimento da cultura, do queijo e do artesanato tem sido um dos temas centrais.
O vice-governador do Estado, Mateus Simões (Novo) e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, por exemplo, se reuniram com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, e durante o encontro, foram discutidas as oportunidades com aquele país.
“A conversa com o embaixador foi muito importante para abrir a missão aqui em Paris. As relações do Brasil com a França são antigas e estão baseadas em uma série de negociações e trocas tanto comerciais como culturais. Também foi importante para entender um pouco da situação atual das trocas do Brasil e França para a gente começar a desenhar uma forma de aprofundar a relação de Minas Gerais neste cenário”, comentou o vice-governador, se referindo a negociações culturais e econômicas.
Já o embaixador lembrou que, em 2025, será realizado novamente o Ano do Brasil na França, simultaneamente ao Ano da França do Brasil. Ele foi apresentado a projetos e ideias que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo está desenvolvendo para o período.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Como essa nossa viagem tem um grande impacto na questão do turismo e da cultura, foi importante, por exemplo, ter algumas notícias do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, porque nós temos grandes expectativas de trocas de mostras – aqui e lá”, contou Simões.
Artesanato e Queijo de Minas
O vice-governador, como forma de apresentar uma das riquezas do artesanato e culinária mineira, presenteou o embaixador com uma peça típica do artesanato do Vale do Jequitinhonha: uma queijeira de cerâmica. A produção das queijeiras de cerâmica é uma tradição do Vale do Jequitinhonha, popularizada nos últimos dez anos.
O embaixador também recebeu três peças de queijo, o Queijos Juá (Serro), Pingo do Mula e Roça da Cidade -esses dois da Canastra-, assim como o Café Campos Altos, da cidade com o mesmo nome.
O embaixador, Ricardo Neiva, mencionou que outras obras de arte da região Nordeste de Minas, principalmente as tradicionais bonecas, já fazem parte do acervo na residência oficial na França. Vale dizer que a arte do Jequitinhonha ainda será tema de outras reuniões nesta missão do governo mineiro pela Europa.
Um dos principais motivos da missão do Governo de Minas Gerais na Europa é fortalecer a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, processo já iniciado e que aguarda parecer oficial.
A cultura do Pão de Queijo
Uma visita ao mineiro que ganhou um prêmio no parlamento britânico, de melhor empreendedor do Brasil no mundo, também fez parte da agenda na última semana. O empresário Antônio Cançado de Araújo, conhecido como Monsieur Pão de Queijo, apelido que dá nome a sua marca de pães de queijo, é natural de Bom Despacho e vive na França há mais de três décadas.
Araújo atua efetivamente na promoção da cultura alimentar mineira na Europa, e o polvilho usado em sua receita tradicional da família, por exemplo, é comprado até hoje em Minas Gerais. Quando ganhou o prêmio inglês, o empresário se deu conta de sua realização.
“Foi como dar um presente para o meu povo, para Minas Gerais, para o meu pai, minha mãe”, resumiu. Araújo também contou que seu público é diverso e já vendeu mais de meio milhão de pães de queijo no país e ressatou que “o francês também ama o pão de queijo”.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas