Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta terça! (07/11)

Vem aí a Nelore Fest 2023
Já estão à venda os convites para a Nelore Fest 2023, que é considerado o Oscar da pecuária. O evento será no dia 11 de dezembro, no Espaço Villa Vérico, na capital paulista, e é realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O Nelore Fest premia os melhores do Ranking Nacional Nelore e Nelore Mocho, além do Circuito Nelore de Qualidade em 2023. Também são reconhecidos no evento os vencedores de outros países do Mercosul, como Bolívia e Paraguai, que propiciam o intercâmbio da genética Nelore, em prol do melhoramento da raça. O chamado Oscar da pecuária é entregue a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Nelore e da pecuária brasileira, segundo a ACNB. Os convites individuais para a Nelore Fest 2023 estão sendo comercializados por R$ 600,00, mesmo valor da edição passada. Mais informações podem ser obtidas no site: www.nelore.org.br.
Fintech do leite: programa de parcerias
A Rúmina, empresa que possui diversas soluções para democratizar a adoção de tecnologias a pecuaristas, desenvolveu a RúmiCash, uma fintech voltada à cadeia do leite, que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamentos ao produtor. A RúmiCash agora lança o Clube R, iniciativa que tem como objetivo estreitar o relacionamento com os fornecedores dos pecuaristas e fomentar novos negócios. A solução visa facilitar o acesso do produtor ao crédito, seja para a compra de diferentes tipos de insumos como para a aquisição de animais. O Clube R está aberto para fornecedores que comercializam produtos ou serviços voltados para o produtor de leite, como tanques de resfriamento, insumos agrícolas, saúde e nutrição animal, além de produtores que vendem animais. Quem quiser saber mais detalhes sobre a nova fintech é só acessar www.rumina.com.br.
Índia é novo mercado do agro
A missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Nova Delhi, capital da Índia, foi positiva. O ministro Carlos Fávaro e equipe técnica da pasta partiram para o país mais populoso do mundo, após finalizarem outra missão em Jacarta, na Indonésia. Conforme o ministro, houve “boas e múltiplas trocas com o governo e com o setor produtivo indiano que gerarão frutos para o Brasil”. Foi aberto o mercado de avocado e, ainda no campo da fruticultura, foi finalizado o processo de abertura de mercado de cítricos, como limão-tahiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, foi firmado um memorando de entendimento para ampliar o mercado de soja, a fim de que o Brasil seja apto a vender suplementos alimentares para a cadeia produtiva de leite na Índia. O governo brasileiro avaliou também como de grande importância a participação do Mapa na feira de alimentos World Food India, que contou com a presença de empresários brasileiros e que proporcionou novos negócios.
Mais um leilão de trigo
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará hoje (7) um novo leilão para apoio ao escoamento de trigo. Serão ofertadas 175,05 mil toneladas para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e outras 154,8 mil toneladas para o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP). A operação será realizada por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da própria Companhia (Siscoe). Poderão participar do Pepro produtores rurais e cooperativas de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e de Santa Catarina. Já o PEP é destinado às indústrias moageiras de trigo e aos comerciantes de cereais dos mesmos estados. A ação foi autorizada por portaria interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que definiu um volume de recursos de até R$ 400 milhões para escoamento do produto em grão da safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas