Agronegócio

Sustentabilidade é tema central da Semana Internacional do Café

SIC começa hoje em BH e traz compradores de 18 países para imersão completa na cafeicultura de Minas e SP
Sustentabilidade é tema central da Semana Internacional do Café
Maior evento nacional do setor e um dos principais do mundo, SIC recebe paladares mais exigentes entre estusiastas do café | Crédito: Divulgação/Faemg Senar

Maior evento nacional do setor cafeeiro e um dos principais do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) abre a sua 11ª edição hoje (8), no Expominas, em Belo Horizonte, e vai até sexta-feira (10). São esperadas mais de 20 mil pessoas de até 40 países, reunindo produtores rurais e compradores e gerando oportunidades de negócios para toda a cadeia do café brasileiro. Neste ano, o encontro destaca um dos assuntos mais relevantes do mercado internacional na atualidade: a sustentabilidade, tendo como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”.

Um dos destaques será a 9ª rodada do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), que vai receber paladares mais exigentes entre os entusiastas do café. Entre hoje e o próximo dia 15 de novembro, 24 compradores internacionais de 18 países terão a oportunidade de conhecer o melhor dos cafés arábicas produzidos em Minas Gerais e também em São Paulo. As atividades, que envolvem degustação da bebida, rodadas de negócios e visitas técnicas a duas regiões, ocorrem também paralelamente à SIC.

“Quando o assunto é café, a SIC é uma das grandes vitrines internacionais do segmento, e estamos muito animados com essa parceria. Do maquinário à logística, do barismo à pesquisa, à inovação e à tecnologia, é onde grandes players da cadeia cafeicultora se encontram para promover a bebida brasileira mundo afora. Então, é uma oportunidade preciosa para mostrar aos nossos convidados toda a pujança do nosso café. Esperamos que esses compradores voltem para seus países com negócios feitos e paladares tocados, depois de toda essa imersão sensorial no universo cafeicultor do país”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O programa Exporta Mais Brasil tem como objetivo ampliar as exportações de produtos brasileiros de diferentes setores e regiões do País a partir de uma aproximação ativa com os Estados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os países

Agora, além das rodadas de negócios presentes em todas as edições da SIC, pela primeira vez as visitas técnicas ocorrerão em dois Estados brasileiros ao mesmo tempo. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, os compradores visitarão fazendas e cooperativas em Araxá, na região do Cerrado Mineiro, e em Oliveira, no Campo das Vertentes. Já em São Paulo, o tour será em propriedades de São José do Rio Pardo, no Vale do Grama, e em Franca, na Alta Mogiana.

Os grãos especiais serão apresentados para representantes da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Armênia, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Índia, Itália, Japão, Moçambique, Omã, Portugal, Polônia e Suécia. Em seus países, eles trabalham para empresas de perfil variado, que vão de grandes tradings importadoras a cafeterias de abrangência mais regional. Para esses importadores, a 9ª rodada do Exporta Mais Brasil será uma oportunidade não apenas de fechar negócios diretamente com produtores, como também de conhecer a história e a paixão pelo cultivo do café no país.

Para Vinícius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), é preciso que o mundo conheça a nova geração de cafés que vem sendo cultivada no Brasil. Ainda de acordo com ele, é importante que os compradores entendam a fundo o mercado brasileiro de cafés especiais, que é “sustentável, respeita o meio ambiente e adota boas práticas de trabalho”, completa.

Com alto valor agregado, os cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados, dando origem a uma bebida limpa e doce, de corpo e acidez equilibrados e mais de 80 pontos na análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção. (Com informações da Faemg/Senar e ApexBrasil)

Extensa programação tem vários concursos

Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, há uma extensa programação com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações. Os participantes poderão contar com mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.

A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e governo de Minas Gerais e conta com o apoio institucional da Ocemg. O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias). A programação completa da SIC pode ser conferida no site www.semanainternacionaldocafe.com.br e nas mídias sociais do evento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas