Negócios

Stellantis incentiva testes de soluções inovadoras para desafios de produção

Evento de 2023, em Betim, incluiu 99 soluções demonstradas por 64 parceiros para enfrentarem desafios de fábricas da empresa
Stellantis incentiva testes de soluções inovadoras para desafios de produção
Crédito: Divulgação/Stellantis

A Stellantis uniu esforços dos especialistas técnicos e de produção da empresa com fornecedores e startups de todo o mundo para fazer testes e pensar em soluções inovadoras que podem ser adotadas com o objetivo de reduzir emissões de CO2, melhorar a qualidade do produto, diminuir custos e ajudar a empresa a se tornar líder do setor em experiência do cliente.

Para começar, as unidades globais de produção da Stellantis identificaram 35 desafios alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e com o plano Dare Forward 2030. Em um processo único, os desafios da fábrica foram compartilhados com fornecedores atuais e potenciais futuros, incluindo startups e universidades, em uma “chamada aberta”, pedindo as melhores ideias.

O processo culminou com a realização da 8ª edição do Factory Booster Day em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde as empresas selecionadas apresentaram 99 das soluções mais promissoras para os desafios propostos. Além do evento físico, os membros da equipe de produção da Stellantis de todo o mundo assistiram apresentações e demonstrações virtuais por meio de uma plataforma de metaverso. Gerentes de Produção que acreditam que uma solução pode resolver um desafio são encorajados a lançar um teste piloto, os resultados dos então são revisados e compartilhados por um comitê de inovação, liderado pela engenharia e pela liderança de fábrica. Por fim, as soluções bem-sucedidas, são implementadas em outras fábricas da Stellantis em todo o mundo.

O Factory Booster Day incentiva os profissionais de produção da Stellantis em todo o mundo a testarem soluções para os desafios identificados pelas fábricas | Crédito: Divulgação/Stellantis

O chief manufacturing officer da Stellantis, Arnaud Deboeuf, agradeceu aos parceiros de negócios e ressaltou que o evento permite unir forças para melhorar a eficiência e competitividade, beneficiando os clientes finais. “Em uma indústria automotiva onde a ruptura e as oportunidades são diversas em qualquer outro momento, estamos construindo uma forte comunidade de atores que trarão tecnologias inovadoras e soluções inteligentes para as nossas unidades”, afirmou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Embora os desafios explorados pelo Factory Booster Day possam ser diversos, como reduzir o uso de energia ou garantir um produto livre de defeitos, todos eles têm um papel no cumprimento das ambições do plano estratégico Dare Forward 2030. Entre eles estão, tornar-se uma companhia carbono neutro até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. Reduzir os custos de produção em 40% até 2030, incluindo a implantação de automação, soluções digitais e inteligência artificial. Alcançar a melhor qualidade do produto com detecção otimizada de defeitos, proporcionando uma experiência líder do setor para o cliente e conquistar o reconhecimento como um ótimo lugar para trabalhar pela ergonomia, preservação da saúde e segurança, além da diversidade e inclusão.

A smart manufacturing é alimentada por um processo de Open Challenge: a empresa convida fornecedores e startups a demonstrarem soluções que irão ajudar as fábricas a superarem os desafios e cumprir seus objetivos estratégicos | Crédito: Divulgação/Stellantis

Conheça alguns dos desafios do Factory Booster Day de 2023

  • Como melhorar o desempenho do processo aproveitando a IA
  • Como modelar, medir e melhorar o gerenciamento do consumo de energia
  • Como detectar material solto ou contaminação em uma bateria BEV

Quais são as inovações previamente adotadas pelas fábricas da Stellantis

  • Soldagem de alta tecnologia de flanges curtos em portas de veículos, que proporciona melhorias na qualidade e estabilidade da peça soldada e menor custo, em comparação com a soldagem a laser.
  • Ferramenta avançada de visão computacional que pode montar peças em uma linha de montagem móvel. Algoritmos de computador permitem que ferramentas rastreiem qualquer objeto. O sistema é facilmente integrado a uma linha de montagem com custo mínimo.
  • Medição e gerenciamento do uso de energia em tempo real com análises baseadas em nuvem. O sistema gerencia proativamente o uso de energia para cumprir metas e detectar anomalias.
Crédito: Divulgação/Stellantis

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas