Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (10/11)!

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (10/11)!
Crédito: Divulgação/PIC

PIC conquista o Prêmio Fenaclubes

Pela segunda vez, o PIC conquistou o Prêmio Fenaclubes, promovido pela Confederação Nacional dos Clubes, na categoria Comunicação, concorrendo com clubes de todo o País, durante o Congresso Brasileiro de Clubes, realizado em Foz do Iguaçu, de 3 a 5 de novembro. Desta vez, a premiação veio através da cartilha “Um dia no PIC”, uma importante ferramenta de comunicação com os associados que fala de normas e procedimentos de forma leve e descontraída. Com muito orgulho e satisfação, o presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares, recebeu o troféu. Considerado o “Oscar” do segmento clubístico, o Prêmio Fenaclubes tem como objetivo premiar o Clube Destaque do Ano no desenvolvimento de suas atividades.

“Em nome do Pai e do Filho”

O livro “Em nome do Pai e do Filho”, escrito por Thierry Carré, será lançado amanhã, na Livraria da Rua, em Belo Horizonte. O romance é a primeira obra do autor, radicado em Minas Gerais há 38 anos, e é escrito em português, em homenagem ao país que o acolheu. Toda a renda do livro será doada para a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras. A história se passa durante os meados dos anos de 1980 até 1992, data do início de sua produção. Porém, o enredo só foi retomado em 2020, durante a pandemia, dando continuidade à saga de desafios enfrentados por Pablo Felipe de la Sierra, personagem principal, frente ao diagnóstico positivo de HIV. Como pano de fundo, há documentação de fatos históricos que se dão inicialmente na França e depois no Brasil. E que podem ser também ampliados e transponíveis às dores e dramas de uma pessoa frente à real possibilidade de sua finitude.

“Travessia Fotográfica”

O Centro Cultural UFMG abre hoje, às 19h, a exposição coletiva ‘Travessia Fotográfica’, idealizada pelo fotógrafo, geógrafo e doutorando em geografia Lucas Lobato. A mostra reúne fotografias de 28 autores e poderá ser vista até 17 de dezembro de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre. “O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Inspirada na frase de uma das obras mais emblemáticas de João Guimarães Rosa, ‘Grande Sertão: Veredas’, a exposição ‘Travessia Fotográfica’ busca enveredar pelo sentido da travessia a partir de diferentes perspectivas. As fotografias são divididas em dez séries: Amanhecer, Caminhos, Encruzilhadas, Limites, Interiores Gerais, Gandarela, Tabuleiro, Devir Retirante, Travessia Urbana, Voa Diadorim.

Exposição “Topofilia”

Composta de desenhos, pinturas, serigrafias, cartoons e esculturas de madeiras recicláveis, a exposição “Topofilia” será aberta hoje ao público na Gilda Queiroz Galeria de Arte (rua Manaus, 52, sala 303, Santa Efigênia) e poderá ser vista até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 18h. São 50 obras de quatro artistas mineiros, Breno Barbosa, Gilda Queiroz, Heloisa Brandão e Miguel Gontijo. “Topofila” explora a relação afetiva das pessoas com os lugares. Este conceito tem origem na obra “A poética do Espaço” (1958), do filósofo Gaston Bachelard, que muito tem influenciado os estudos sobre a relação do sujeito com o ambiente em que vive.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas