Ram 1500 Rebel: luxuoso e esportivo

Assim como os SUVs, as picapes estão em alta no Brasil. Além dos tradicionais modelos médios com chassi e carroceria, e os compactos e intermediários construídos sobre monobloco, estão chegando ao nosso mercado diversos modelos grandes, principalmente as picapes mais sofisticadas.
Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado são as estrelas deste segmento. Não por acaso, essa tríade domina o mercado norte-americano há anos.
Mas, por lá, ruas e estradas são tão amplas como as suas vendas. Por aqui, circular com estes modelos requer atenção redobrada em nossas apertadas ruas e garagens.
O Veículos recebeu a Ram 1500 Rebel (2023) para avaliação. No site da montadora, seu preço sugerido é R$ 469,99 mil.
Neste mesmo valor, a carroceria pode vir nas cores sólidas branca ou vermelha, na cinza metálica ou na preta perolizada.
A unidade avaliada estava equipada com o único opcional disponível, precificado em R$ 20 mil. Ele traz head-up display customizável, tampa traseira multifuncional e retrovisor interno digital.
Muitos acessórios para a Ram 1500 podem ser adquiridos na concessionária, com valores elevados. Uma capota rígida e com acionamento elétrico custa R$ 12,33 mil.
No caso do estribo escamoteável eletricamente, importado, essa comodidade custará a bagatela de R$ 25,16 mil. Neste segmento, os valores são proporcionais ao tamanho dos modelos.
Equipamentos
A Ram 1500 Rebel é extremamente completa de série. Os equipamentos mais incomuns são: multimídia com tela de 12 polegadas instalado na vertical, GPS embarcado e sistema Ram Connect; sistema de áudio premium Harman Kardon com 19 alto-falantes, subwoofer e 900w de potência; teto solar panorâmico e com abertura; ar-condicionado de dupla zona com controles físicos ou por toques na tela; bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 direções e duas memórias no lado do motorista, inclusive para os retrovisores externos; aquecimento para os bancos dianteiros e os laterais traseiros; pedal do acelerador com ajuste elétrico; janela traseira com comando elétrico; sistema de cancelamento de ruídos ativo e revestimento em couro natural nos painéis, console e bancos.
Em termos de segurança, todas as novas tecnologias estão presentes no modelo, sendo que as principais são: sistemas de câmera 360° e de estacionamento semiautônomo (park assist) paralelo e perpendicular; sistema de monitoramento de ponto cegos e tráfego cruzado traseiro; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre; assistente de permanência na faixa de rodagem; controle de cruzeiro adaptativo com stop&go; controle eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria; controle de oscilação de reboque (TSC); controle eletrônico de estabilidade e de tração; comutação automática dos faróis; faróis em full LED e airbags dianteiros de múltiplo estágio, laterais dianteiros e de cortina frontal e traseiro.
Motor e câmbio
A Ram 1500 Rebel é equipada com o tradicional motor aspirado HEMI 5.7 V8 a gasolina. Montado em posição longitudinal, alimentado por injeção indireta multiponto, seu comando de válvulas é simples, fica no bloco e tem variação de abertura só na admissão.
Mesmo com esses recursos mais antigos, ele desenvolve 400 cv às 5.600 rpm e tem torque de 56,7 kgfm às 3.950 rpm.
Estes números garantem ótimo desempenho para o modelo. Com relações de 6,53 kg/cv e 46,0 kg/kgfm, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Por segurança, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 174 km/h.
Para melhorar o consumo, algumas tecnologias ajudam na eficiência energética do modelo. Em velocidade de cruzeiro, quando o motor é pouco exigido, quatro cilindros são desativados.
A grade do radiador tem abertura variável que ajuda na aerodinâmica e reduz o tempo de aquecimento do motor.
O câmbio é automático de oito marchas, TorqueFlite, totalmente eletrônico. Ele tem mais de quarenta mapas individuais de funcionamento para otimizar as trocas nas mais diversas condições.
O acoplamento é feito por conversor de torque. O conjunto de transmissão é 4×4 temporário com prioridade 4×2 e tração traseira, isto é, a tração integral deve ser usada apenas fora do asfalto.
Off-road
Mas, a Ram 1500 Rebel tem o melhor acerto para o off-road do modelo e oferece alguns recursos que estão no Jeep Wrangler.
A caixa de transferência bloqueia a tração em 4×4 distribuindo a força do motor igualmente nos dois eixos. Existe um segundo acoplamento reduzido que funciona com as oito marchas e a ré. Também é possível bloquear o diferencial traseiro mecanicamente, mas, por comando eletrônico.
Amortecedores off-road da marca Bilstein, pneus 275/65 R18 on/off-road da marca Falken e protetores na caixa de transferência, na suspensão dianteira, no sistema de direção e no tanque de combustível são outras características que deixam a versão mais capacitada para circular no fora de estrada.
Ela tem 2,10 metros de altura; 5,93 metros de comprimento; 2,08 metros de largura e incríveis 3,67 metros de distância entre-eixos.
Seus ângulos de ataque, saída e central são 25,1°, 22,6° e 19,1°, respectivamente, e a sua altura livre do solo é de 249 mm.

Suspensão
A arquitetura das suspensões é muito sofisticada para uma picape. A suspensão dianteira é formada por braços em duplo “A” que garantem geometria mais adequada de trabalho.
A suspensão traseira combina eixo rígido, molas helicoidais e múltiplos braços que dão à picape um nível de conforto superior, se comparado ao feixe de molas, sistema mais comum.
Os dois conjuntos contam com barras estabilizadoras que aumentam o controle direcional desta grande massa elevada que é a Ram 1500.
Pesando 2.610 kg, tendo carga útil de apenas 610 kg, pois essa é uma picape com foco em conforto e capacidade de reboque, no caso, até 5.062 kg em equipamentos dotados de sistema de freios, a Ram 1500 pode ser conduzida por motorista com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo “B”, pois o seu Peso Bruto Total (PBT) é inferior a 3.500 kg.
Mais que as dimensões externas, o espaço para cargas e pessoas impressiona nesta picape. No exterior, a caçamba comporta ótimos 1.200 litros, sua tampa traseira tem amortecimento e pode ser aberta por telecomando.
Opcionalmente, a unidade avaliada contava com a tampa multifuncional. Ela pode ser aberta de forma tradicional, basculando, ou lateralmente, em folhas assimétricas, como na Fiat Toro.
Mas, o grande diferencial do modelo, no que diz respeito à caçamba, está em suas laterais, as Ram Box, duas caixas para carga com 103 litros cada.
Elas são dotadas de tampa com tranca elétrica, iluminação, tomada de 110v em uma delas e ambas podem receber carga líquida, pois são estanques e contam com drenos para serem esvaziadas.
Compartimentos
Internamente há porta objetos por toda a cabine. Somando os espaços nas portas, porta-luvas, console central e sob o assoalho são 151 litros de capacidade, pois o comando rotativo das marchas e o freio de estacionamento elétrico ficam no painel, liberando espaço no interior.
Além de dois porta-copo grandes, as portas dianteiras têm espaço para celulares, carteiras e tablets. Nas portas traseiras tem menos espaço, mas cabem os celulares, carteiras e um tablet, porém, inclinado.
Existem dois porta-luvas independentes, um com tranca. O console central é um dos destaques da Ram 1500.
Largo, profundo e compartimentado, ele tem quatro porta-copo, dois para frente e dois para trás, espaços específicos para celulares, moedas, chaves e uma área que cabe um notebook de 15 polegadas apoiado sobre o fundo deste espaço, de tão largo que é o console.
O assento do banco traseiro levanta para criar espaço de carga nessa parte da cabine. À frente deste banco, sob o assoalho, existem duas caixas plásticas removíveis e com tranca.
Em suas bordas, assim como no fundo da tampa do console central, existem réguas e tabelas de conversão para ajudar em trabalhos técnicos, por exemplo.
Abaixo do multimídia, dando continuidade à sua tela, existem suportes que seguram dois celulares na vertical, sendo que um deles faz o carregamento do dispositivo por indução eletromagnética.

Espaço disponível para passageiros e carga se destaca
Tão abundante como essas áreas de carga, é o espaço para as pessoas. Cinco adultos têm espaço de sobra para cabeças, ombros e pernas.
Raro, principalmente em veículos com tração 4×4, o assoalho traseiro é 100% plano, não existe túnel central aparente.
Em qualquer posição é possível esticar as pernas, os ombros não se esbarram e a cabeça dos mais altos não toca o teto. Este é o veículo mais espaçoso que nós já avaliamos.
Além das proporções avantajadas, a grande variedade de equipamentos e a qualidade dos mesmos correspondem às expectativas geradas por um veículo de valor tão elevado.
Todos os recursos de auxílio à condução semiautônomos, os sistemas de áudio e conectividade, o ar-condicionado e os inúmeros controles elétricos funcionam perfeitamente, quase sem exceções.
Rodando
Apesar do tamanho e peso, a direção da Ram 1500 é muito leve em manobras, confortável e segura em estradas. Mesmo assim, sua largura excessiva, principalmente, exige auxílios à condução.
O sistema de monitoramento em pontos cegos e de tráfego cruzado, assim como a câmera 360° e o estacionamento semiautônomo são recursos que amenizam o trabalho do motorista ao circular por nossas vias e ao parar em garagens, isso, quando existe espaço suficiente para estacionar.
Mesmo não sendo projetada para cargas mais pesadas e visando o conforto a bordo, o acerto dos amortecedores é mais rígido, pois eles precisam segurar a Ram 1500 em curvas.
Ela aderna nessas situações, até menos do que o esperado, mantém o contato das rodas com o piso e os pneus não cantam facilmente.
Para um maior conforto de marcha, seus amortecedores têm um sistema que abre uma válvula quando a frequência de trabalho dos mesmos é mais alta, tornando o amortecimento mais suave e, consequentemente, diminuindo a transferência de vibrações para a cabine neste momento.
Silêncio
O silêncio a bordo impressiona. Na oitava e última marcha, aos 90 km/h e aos 110 km/h, o motor trabalha às 1.500 e 1.900 rpm, respectivamente.
Em ambos os regimes não se ouve o som do motor dentro da cabine, nem mesmo o barulho do arrasto aerodinâmico ou do atrito dos pneus, apenas sente-se uma leve vibração de todos estes elementos agindo sobre a estrutura da picape.
O motor aspirado entrega torque e potência de forma mais linear do que os turbos. Ele responde ao mínimo toque no acelerador, exigindo algum tempo para acostumarmos, principalmente no trânsito urbano.
Em acelerações médias ou totais, o motor acorda e, felizmente, “invade” a cabine. A Ram 1500 acelera mais rápido do que a maioria dos esportivos nacionais, carros com a metade do seu peso.
Como este câmbio é robusto, tem capacidade de trabalhar com motores ainda mais potentes, todas as trocas são suaves, mesmo quando o acelerador está com o seu curso total acionado.
Tamanho atrapalha
Mas, nem tudo é felicidade a bordo desta grandona. De cara, ao entregar a Ram 1500 para nós, o consultor deixou a picape virada no sentido da contramão da avenida em que está a concessionária.
Mesmo abrindo ao máximo, antes de esterçar totalmente, ela não entraria na avenida em uma única manobra. Tivemos que andar em ré dentro da concessionária, pedir para abrirem uma cancela para entrarmos na oficina, ainda em ré, e só assim poder sair para frente em uma rua secundária, antes de acessar a avenida principal.
Passamos por outras restrições durante uma semana, como ir almoçar em um restaurante de um posto de gasolina de estrada, o único lugar que poderíamos estacionar facilmente.
Tirando uma casa de campo, não conseguimos acessar nenhuma outra garagem dos apartamentos e de uma casa que frequentamos.

Consumo
Com tanta potência em um motor aspirado e sem injeção direta, esperávamos um consumo pior, mas fomos surpreendidos.
Em nossos testes de consumo rodoviário padronizado, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km, uma mantendo 90 km/h e outra, 110 km/h, sempre conduzindo economicamente.
Na volta mais lenta, a Ram 1500 registrou 8,8 km/l. Na mais rápida, 7,8 km/l, certamente, efeito da desativação de quatro cilindros por todo o percurso.
No teste de consumo urbano rodamos por 25,2 km em velocidades entre 40 e 60 km/h, fazemos 20 paradas simuladas em semáforos com tempos cronometrados entre 5 e 50 segundos e vencemos 152 metros de desnível entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito.
Neste severo teste, o sistema de desativação dos cilindros não atuou, pois a Ram 1500 registrou apenas 4,7 km/l, consumo condizente com umV8 circulando em cidades.
A Ram 1500 não é barata, nem nos EUA, muito menos aqui no Brasil. Mas, ela está em uma geração atualizada.
Agora, seu chassi é formado por 98% de aço de alta resistência e, a carroceria, por 54% deste mesmo material.
Além de ter ficado 102 kg mais leve, ela recebeu a classificação Top Safety Pick em 2022, concedida pelo principal órgão de segurança viária americano, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Para quem precisa de uma picape tão grande, circula por regiões mais apropriadas para o seu tamanho e pode adquirir um bem com valor tão alto, fica a certeza de estar em um veículo com segurança acima da média no segmento e pagar para ter a picape mais luxuosa e rápida oferecida, oficialmente, no Brasil.
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